Barcelona x Espanyol | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 31-12-2022 (Jogo do Dia)

Barcelona x Espanyol - Palpite, Prognóstico e Transmissão de LaLiga, o Campeonato Espanhol 2022/2023 - 31/12
Team 1 Logo LWWWW
31.12.2022 Estádio Camp Nou, em Barcelona - Os direitos de transmissão para o Brasil de LaLiga são da ESPN/Star+ 10:00 BR
Team 2 Logo WDLWL
1,26 1X2 Visitar 22Bet
6,60 1X2 Visitar 22Bet
11,00 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Barcelona vence 1,26 Visitar 22Bet

O Barcelona fecha sua agenda do ano com o Dérbi da Catalunha. Neste sábado, 31 de dezembro, recebe no estádio Camp Nou, em Barcelona, o Espanyol. O encontro faz parte da programação da décima quinta rodada do Campeonato Espanhol em sua temporada 2022/2023. É a primeira jornada de LaLiga após a parada de mais de um mês forçada pela realização da Copa do Mundo do Catar. O pontapé inicial está marcado para 10h (horário de Brasília).

A divisão da elite da Espanha conta com 20 participantes. Eles disputam ao longo da temporada 38 partidas. São encontros de ida e volta que determinam o campeão e uma vasta distribuição de vagas em competições continentais.  Só para a Champions League, os quatro primeiros asseguram lugares. Vão diretamente para a fase de grupos. O quinto colocado ganha um lugar na Europa League, que também recebe o ganhador da Copa do Rei. Por fim, o sexto segue para a Liga da Conferência Europeia.

Barça fica quase dois meses sem jogar

A Espanha utilizou um formato diferente para ajustar seu calendário para a disputa da Copa do Mundo do Catar. Inseriu duas fases da Copa do Rei da Espanha depois da parada de LaLiga e antes de sua retomada. Como o Barcelona conta com o privilégio da estreia tardio na Copa do Rei, na qual só irá abrir sua participação na quarta etapa, o estágio de 16 avos de final, isso fe com que o time da Catalunha ficasse quase dois meses sem atuar. Em parte também por opção do técnico Xavi, que não quis realizar amistosos.

O Barcelona entrou em campo pela última vez em 8 de novembro. Atuando fora de seus domínios, enfrentou o Osasuna em duelo pela décima quarta rodada do Campeonato Espanhol. Saiu em desvantagem na partida, contudo, reagiu e venceu por 2 a 1. Uma façanha diante das circunstâncias, uma vez que atuou em desvantagem numérica desde os 31 minutos do primeiro tempo. Perdeu seu maior atacante. Robert Lewandowski foi expulso ao ser advertido duas vezes com cartões amarelos em um intervalo de 20 minutos. Naquele momento já estava atrás no placar. Garcia havia balançado a rede aos seis minutos.

A virada foi concretizada na etapa final. Mesmo com dez atletas, o Barça devolveu a condição de igualdade ao placar logo aos três minutos em tento assinalado por Pedri. Aos 40 minutos, fez o segundo gol por meio do brasileiro Raphinha. Ele recebeu passe de Frenkie de Jong antes de colocar a bola na rede e levar o time aos 37 pontos (12 vitórias, um empate e uma derrota). Dois acima do Real Madrid, segundo colocado.

Time ganhou seis dos últimos oito confrontos

Embora tenha triunfado em seis das oito últimas partidas que realizou, as duas derrotas dessa lista foram sofridas. A primeira foi diante do Real Madrid. Levou 3 a 1 no estádio Santiago Bernabéu. A outra aconteceu na penúltima rodada da fase de grupos da Champions League. Ao levar 3 a 0, em casa, do Bayern de Munique, o Barcelona perdeu qualquer chance de seguir no torneio. Teve que se conformar, pela segunda temporada consecutiva, com o remanejamento para a Europa League.

Vai estrear na competição apenas em fevereiro. Na fase de 16 avos de final da Liga Europa contará como adversário o Manchester United. O primeiro jogo, em 16 de fevereiro, será em Camp Nou. Em janeiro, fará sua estreia na Copa do Rei frente ao Intercity. Atuará em solo adversário em confronto agendado para o dia 4. Também terá na agenda a Supercopa da Espanha. A competição será realizada na Arábia Saudita. O Barcelona fará a semifinal diante do Bétis no dia 12.

Espanyol voltou a trabalhar mais cedo e com vitória

Sem contar com o mesmo privilégio de estreia tardia do Barcelona na Copa do Rei da Espanha, o Espanyol saiu mais tarde de ‘férias’ e voltou a trabalhar mais cedo. Em 12 de novembro, começou sua campanha no torneio superando o modesto Rincon, da Quinta Divisão, por 3 a 0. Teve seu primeiro jogo oficial após parada no calendário provocada pelo Mundial do Catar em 20 de dezembro. Confirmou seu favoritismo diante do Atletico Paso fazendo 1 a 0.

No encontro, que assim como a partida frente ao Rincon foi realizada em solo adversário, até mostrou condições de ter estabelecido um placar mais dilatado. Contou com o controle da pelota por 64% do tempo, criou uma dúzia de chances para disparo, sendo que metade delas teve a direção certa. O gol que garantiu sua classificação para a fase de 16 avos de final foi marcado aos 35 minutos do segundo tempo por Melamed, que contou com assistência de Joselu.

Defensivamente, o Espanyol não teve maiores problemas. O Atletico Paso criou apenas quatro oportunidades para disparo ao longo do confronto. Uma delas foi bloqueada por seu sistema defensivo e três foram na direção errada. Dessa maneira, o arqueiro Garcia deixou o gramado sem ter feito uma defesa sequer. Na próxima fase, o time vai enfrentar o Celta de Vigo, em casa, em jogo marcado para 3 de janeiro.

Em LaLiga, rebaixamento volta a ser ameaça

Depois de ter amargado um ano na Segunda Divisão na temporada 2020/2021, o Espanyol volta a ter pesadelos com o fantasma do rebaixamento. Não vence há cinco rodadas da versão 2022/2023. Foram três igualdades e duas derrotas. Na jornada final antes da parada do torneio, mesmo atuando como mandante, levou 1 a 0 do Villarreal. Ficou, assim, parado nos 12 pontos (duas vitórias, seis empates e seis derrotas).

Bastante apenas para figurar na décima sexta posição da tabela de classificação, quando considerados os critérios de desempate. Um ponto acima do Sevilla, décimo oitavo – antepenúltimo – colocado e primeiro time na região da degola. No período de paralisação de LaLiga, o time realizou dois amistosos em sua preparação para a retomada da disputa. Foi superado pelo Torino, da Itália, por 1 a 0, e empatou com o Mechelen, da Bélgica, por 1 a 1 .

Em casa, Barcelona não sofreu um gol sequer

Líder do Campeonato Espanhol, o Barcelona também apresenta o melhor desempenho no ranking dos donos da casa de LaLiga. Dos 21 pontos que disputou em Camp Nou, conquistou 19 (seis vitórias e um empate). Balançou as redes adversárias em 17 ocasiões e não teve sua á uma defesa vazada.

Como visitante, Espanyol mostra desempenho superior

Figurando no décimo sexto posto do Campeonato Espanhol, o Espanyol mostra desempenho um pouco melhor no ranking que só considera os resultados que as equipes obtêm fora de seus domínios. É o décimo terceiro colocado na lista de visitantes. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna dois, colheu sete (uma vitória, quatro empates e duas derrotas). Marcou oito gols e sofreu nove.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

Contabilizadas as 14 rodadas disputadas em LaLiga antes da paralisação, o torneio apresenta 51% de seus confrontos com os dois times assinalando ao menos um tento. Quando levados em consideração somente os jogos em que Barcelona e Espanyol estão entre os protagonistas, o número cai para 36%. Quando o Barcelona é mandante, ainda não houve uma partida sequer em que os dois clubes fizeram gol até agora. Nos encontros em que o Espanyol foi visitante, esse índice é de 71%.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

No quesito gols, o Campeonato Espanhol tem 51% de seus jogos com três ou mais tentos assinalados. Quando são analisados somente os encontros em que Barcelona e Espanyol estiveram em campos, o índice de bolas na rede é muito próximo. Metade dos encontros envolvendo as equipes tiveram mais de 2,5 gols assinalados.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

Há uma diferença mais significativa no que se refere aos cartões. Enquanto a média de advertências por jogo do torneio é de 6,04, nas partidas em que Barcelona e Espanyol estão em campo, esse número cai para 4,28. Em referência aos tiros de canto há uma maior proximidade estatística. O torneio tem média de 9,44 corners. Nos duelos entre os adversários deste sábado sobe para 10.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

Eleito duas vezes melhor jogador do mundo, o atacante polonês Robert Lewandowski (14 jogos na temporada 2022/2023 do Campeonato Espanhol, 13 gols) é a grande baixa no Barcelona para a partida deste sábado. Tem suspensão para cumprir. Não é, contudo, o único desfalque. Por questões físicas também devem ficar de fora o defensor Ronald Araújo (seis jogos, sem gol) e os meias Franck Kessie (sete jogos, sem gol) e Sergi Roberto (nove jogos, dois gols). No lado do Espanyol, o atacante Dani Gomez (seis jogos, sem gol), fica de fora por suspensão. Por lesão, os desfalques são o defensor Ruben Sanchez (quatro jogos, sem gol) e o meia Keidi Bare (11 jogos, sem gol).

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Mesmo sem Lewandowski, Xavi não deve mudar sua formação com quatro defensores, três meias e três atacantes. É a mesma estratégia que Diego Martinez costuma utilizar no Espanyol.

Prognóstico e palpite para a partida: Barcelona – Espanyol (31.12.2022)

Embora exista uma rivalidade envolvida na partida e ela reduza um pouco a importância da diferença técnica no confronto, essa lacuna é muito grande para ser ignorada. O elenco do Barcelona é muito mais robusto e qualificado que o do Espanyol.

Dica de aposta: Barcelona vence

Dessa maneira, o prognóstico na vitória do Barcelona em cima do Espanyol é o palpite indicado para o confronto deste sábado pela décima quinta rodada do Campeonato Espanhol em sua temporada 2022/2023.

Melhor dica: Barcelona vence 1,26 Visitar 22Bet