Bélgica x Canadá | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 23-11-2022 (Jogo do Dia)

Bélgica x Canadá - Palpite, Prognóstico e Transmissão da Copa do Mundo do Catar de 2022 - 23/11
Team 1 Logo DWWLL
23.11.2022 Estádio Ahmad Bin Ali - Transmissão pela TV Globo, SporTV e GloboPlay 16:00 BR
Team 2 Logo WDLWL
Melhor dica: Mais que 2,5 gols (sim) 1,72 Visitar bet365

Sem contar com o mesmo status de favorita com que pisou nos gramados russos na Copa do Mundo de 2018, a Bélgica faz nesta quarta-feira, 23 de novembro, sua estrei no Mundial de 2022 sediado pelo Catar. Enfrenta o Canadá, que desde 1986 não disputa a fase final da competição, em confronto que contará como cenário com o estádio Ahad Bin Ali. O início está marcado para 16h (horário de Brasília).

A partida é última da agenda do dia, que conta com quatro confrontos. Também será a responsável por fechar a primeira rodada do grupo F, que conta também com as seleções de Marrocos e Croácia.

Mágica geração de Hazard e De Bruyne tem sua última dança

A Copa do Mundo do Catar de 2022 é muito provavelmente a última esperança de atletas como Eden Hazard e Kevin de Bruyne, principais destaques daquilo que se convencionou chamar de melhor ‘geração belga’ de todos os tempos’ conquistarem um título. Até agora, fracassaram em todas as suas tentativas. O mais próximo que chegaram de um troféu foi na Copa da Rússia de 2018. Depois de superarem a seleção brasileira nas quartas de final, entretanto, os belgas pararam na França nas semifinais. Tiveram, então, que se contentar com a medalha de bronze. Bateram a Inglaterra na decisão do terceiro lugar.

O problema é que desde então nunca mais repetiram o mesmo futebol. Assumiram uma trajetória de queda que até agora não foi revertida. Na versão 2021/2022 da Liga das Nações da Europa, até chegaram ao Final Four. Porém, viram novamente a França tirá-los da decisão. Dessa vez, nem bronze obtiveram. Perderam para a Itália a decisão do terceiro lugar. Na temporada 2022/2023 da Uefa Nations League, desceram mais um degrau. Ficaram na segunda colocação de sua chave, que teve a Holanda como campeã. Assim, sequer terão o direito de disputar as semifinais.

Entre as edições da Uefa Nations League, a Bélgica falhou também na Euro2020. No torneio, que acabou sendo disputado um ano depois da data prevista devido à pandemia, avançou até as quartas de final. Encontrou seu limite na Itália, que acabaria ficando com o título. O desempenho de exceção dos belgas em meio aos fracassos aconteceu nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Catar. Alcançaram sem maiores problemas a primeira colocação de seu grupo e, dessa maneira, a vaga direta no Mundial de 2022.

Enquanto belgas descem, canadenses sobem

Sem contar com qualquer privilégio de estreia tardia, a seleção do Canadá, que disputou a fase final de uma Copa do Mundo uma única vez em sua história, em 1986, no México, sem superar o estágio inicial, teve que largar na disputa por uma vaga no Mundial do Catar desde a primeira etapa das eliminatórias das Américas Central e do Norte. Com quatro vitórias, deu um passo adiante. No mata-mata contra Haiti, contabilizou mais dois triunfos.

Estava aberto o caminho para o octogonal final, no qual encontraria México e Estados Unidos, os grandes favoritos do continente. Entretanto, superou a ambos terminando a disputa da primeira colocação. Uma façanha que lhe permitirá disputar dois mundiais seguidos. Afinal, será uma das sedes da Copa de 2026, em que receberá os jogos ao lado de norte-americanos e mexicanos.

Desde seu último jogo nas eliminatórias, contou com seis partidas, entre jogos oficiais e amistosos, em sua preparação para a Copa do Mundo do Catar. Venceu três deles. As vítimas foram Curacão (4 a 0), Catar (2 a 0) e Japão (2 a 1). Os japoneses foram os rivais no teste final antes do Mundial. Aconteceu na quinta-feira, 17 de novembro. Colheu ainda um empate contra Bahrein (2 a 2) e foi derrotado por Honduras (2 a 1) e Uruguai (2 a 0).

Bélgica perde principal atacante para a estreia

A seleção da Bélgica não poderá contar com seu mais importante atacante para o encontro desta quarta-feira contra o Canadá. Romelu Lukaku, que custou 100 milhões de euros para o Chelsea na temporada passada e foi devolvido para a Internazionale em 2022/2023 após fracassar no clube inglês, sofreu uma lesão na coxa no time de Milão. Mesmo assim foi chamado pelo técnico Roberto Martínez.

De acordo com as previsões dos médicos da equipe belga, a expectativa é de que Lukaku tenha condições de atuar apenas na terceira rodada. A Bélgica vai enfrentar a Croácia em 1º de dezembro. Se as expectativas dos analistas forem concretizadas, será o encontro no qual será definido o campeão da chave. Para ocupar a vaga de Lukaku, o mais provável é que Martinez faça a opção por Michy Batshuayi, que atua no Fenerbahce, da Turquia.

Canadá tem baixa importante na defesa

Se os belgas sofreram um desfalque importante no ataque, a grande perda do Canadá aconteceu no sistema defensivo. Alphonso Davies, de 22 anos, sofreu uma lesão na coxa no encontro em que defendia o Bayern de Munique diante do Hertha Berlin pelo Campeonato Alemão. Deixou a partida no segundo tempo. Em nenhum momento cogitou-se a possibilidade de ficar fora do Mundial. Sua convocação foi assegurada mesmo com a lesão. Entretanto, não há definição em relação sobre quando terá condições de atuar.

O atleta ficou fora das duas últimas partidas do clube bávaro antes da parada forçada da Bundesliga e ficou em tratamento no Bayern de Munique. Fez sua apresentação à seleção apenas na quinta-feira, 17 de novembro. Entretanto, não houve um posicionamento dos médicos canadenses em relação ao seu aproveitamento. O atleta, quando desembarcou no Catar, deixou aberta a possibilidade de participar do jogo de estreia da equipe no Mundial. Entretanto, sem treinar com intensidade há mais de um mês, é improvável que isso aconteça.

Os convocados da Bélgica para o Mundial

  • Goleiros: Koen Casteels (Wolfsburg), Thibaut Courtois (Real Madrid) e Simon Mignolet (Club Brugge);
  • Defensores: Toby Alderweireld (Antwerp), Zeno Debast (Anderletch), Wout Faes (Leicester), Arthur Theate (Rennes), Vertonghen (Anderletch), Timothy Castagne (Leicester) e Meunier (Borussia Dortmund);
  • Meias: Yannick Carrasco (Atlético de Madrid), Thorgan Hazard (Borussia Dortmund), Kevin De Bruyne (Manchester City), Leander Dendoncker (Aston Villa), Amadou Onana (Everton), Youri Tielemans (Leicester), Axel Witsel (Atlético de Madrid), Hans Vanaken (Club Brugge), De Ketelaere (Milan), Jérémy Doku (Rennes) e Eden Hazard (Real Madrid);
  • Atacantes: Leandro Trossard (Brighton), Dries Mertens (Galatasaray), Lois Openda (Lens), Michy Batshuayi (Fenerbahçe) e Romelu Lukaku (Inter de Milão).

Os convocados do Canadá para a Copa

  • Goleiros: James Pantemis (Montréal), Milan Borjan (Estrela Vermelha), Dayne St. Clair (Minnesota United);
  • Defensores: Samuel Adekugbe (Hatayspor), Joel Waterman (Montréal), Alistair Johnson (Montréal), Richie Laryea (Toronto), Kamal Miller (Montréal), Steven Vitória (Desportivo de Chaves), Derek Cornelius (Panetolikos);
  • Meias: Liam Fraser (Toronto), Ismael Koné (Montréal), Mark-Anthony Kaye (Toronto), David Wotherspoon (St Johnstone), Jonathan Osorio (Toronto), Atiba Hutchinson (Beşiktaş), Stephen Eustáquio (Porto), Samuel Piette (Montréal);
  • Atacantes: Tajon Buchanan (Club Brugge), Liam Millar (Basel), Lucas Cavallini (Vancouver Whitecaps), Iké Ugbo (Troyes), Junior Hoilett (Reading), Jonathan David (Lille), Cyle Larin (Club Brugee) e Alphonso Davies (Bayern de Munique).

Como joga a seleção da Bélgica

Roberto Martínez tem algumas variações táticas que têm como base a linha defensiva, que pode contar com quatro ou três zagueiros. Utiliza, com maior frequência, uma estratégia com três defensores, quatro meias de contenção, dois meias de ligação e um atacante. Deve ser essa a estratégia para o encontro desta quarta-feira contra o Canadá. O provável time para o encontro é Courtois; Debast, Alderweit e Theate; Castagne, Vanaken, Witsel e Carraco; De Bruyne e Eden Hazard; Batshuayi.

Como joga a seleção do Canadá

O inglês John Hardman faz do sistema com duas linhas de quatro (defesa e meio-campo) e dois atacantes sua estratégia predileta. Para o encontro com a Bélgica, a formação provável conta com Borjan; Johnston, Steven Vitoria, Miller e Adekugbe; Buchanan, Hutchinson, Piette e Hoillet; David e Larin.

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

As duas equipes possuem estilos bem próximos de jogar. Gostam de ficar bastante tempo com a bola e trocar passes esperando a melhor chance para penetrar na defesa adversária. Dono de um elenco com bem mais qualidade técnica, a Bélgica é mais paciente nesse estilo. O Canadá, sabedor de suas limitações, por vezes opta por ligações diretas em busca, especialmente, de explorar a velocidade de Jonhathan David.

Prognóstico e palpite para a partida: Bélgica – Canadá (23.11.2022)

Ainda que venham em trajetórias contrárias, com a Bélgica em queda e o Canadá em ascensão, a qualidade técnica muito superior dos belgas faz com que o prognóstico em sua vitória seja o palpite indicado para o encontro desta quarta-feira pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar de 2022.

Dica de aposta: jogo tem mais que 2,5 gols

Nem Bélgica nem Canadá contam com sistemas defensivos confiáveis. Dessa forma, o prognóstico indicando que o jogo terá mais que 2,5 gols é um palpite auxiliar para o encontro desta quarta-feira.

Melhor dica: Mais que 2,5 gols (sim) 1,72 Visitar bet365