Bétis x Barcelona | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 12-1-2023 (Jogo do Dia)

Bétis x Barcelona - Palpite, Prognóstico e Transmissão da Supercopa da Espanha 2022/2023 - 11/1
Team 1 Logo DLDWW
12.01.2023 Estádio Internacional King Fahd, em Riad, Arábia Saudita - Os direitos de transmissão para o Brasil da Supercopa da Espanha são da ESPN/Star+ 16:00 BR
Team 2 Logo WWDWW
6,00 1X2 Visitar 22Bet
4,60 1X2 Visitar 22Bet
1,53 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Bétis recebe mais cartões amarelos que o Barcelona 2,03 Visitar 22Bet

Chega ao final nesta quinta-feira, 12 de janeiro, a fase semifinal da Supercopa da Espanha em sua versão 2022/2023. O último finalista do torneio será definido através do confronto envolvendo Bétis e Barcelona. A decisão está agendada para domingo, 15 de janeiro. A sede da batalha é o estádio King Fahd, em Riad, na Arábia Saudita. Em caso de igualdade no tempo regulamentar, prorrogação e cobranças de pênaltis são os recursos para desempate.

Esta é a quarta edição da Supercopa da Espanha desde a adoção do formato atual. Em vez do padrão adotado por praticamente todos os países que realizam a competição, em que o troféu é definido pelo vencedor da principal liga e copa nacionais, foram incluídos também os vice-campeões dos torneios formando um quadrangular.

Quebra de jejum de títulos garantiu alviverde na Supercopa

O Bétis ficou mais de uma década e meia sem colocar um novo troféu em sua galeria. O jejum acabou na temporada passada com a conquista da edição da Copa do Rei. O alviverde, cuja última conquista havia sido também no torneio, em 2004/2005, voltou a dar a volta olímpica após superar o Valencia na decisão. Vitória conquista na disputa de pênaltis após empate, por 1 a 1, no período regulamentar e sem movimentação do marcador na prorrogação.

A vaga na Supercopa da Espanha veio como ‘bônus’ assim como a classificação para Europa League. No torneio continental, o time cumpriu com louvor seu objetivo na primeira metade da temporada. Alcançou a classificação com o primeiro lugar de sua chave superando o gigante Manchester United. Isso possibilitou avançar diretamente para a fase de oitavas de final. Evitou, assim, o confronto com um time rebaixado da Champions League na etapa de 16 avos de final. Isso não apenas reduziu a chance de eliminação precoce como abriu duas preciosas datas livres na agenda em fevereiro.

O calendário lotado é um problema para o Bétis, que não tem um elenco robusto. Quando os jogos se acumulam, seu desempenho e, consequentemente, os resultados acabam caindo. Porém, não há espaço para contratações. Antes de a bola rolar para a versão 2022/2023 do Campeonato Espanhol, o departamento de contabilidade do clube teve que fazer manobras para encaixar os jogadores adquiridos na janela de transferências de verão para adequar seus salários às regras de ‘fair play financeiro’ de LaLiga. Enquanto não dispensou atletas abrindo espaço na folha de pagamentos, não pode listá-los.

Vitória contra o Rayo Vallecano recoloca Bétis no G4

A queda de rendimento do Bétis nas últimas rodadas de LaLiga antes da parada forçada pela realização da Copa do Mundo do Catar fez com que o time deixasse a zona de classificação para a edição 2023/2024 da Champions League via Campeonato Espanhol, que é a meta traçada pelo alviverde para a competição. Porém, dois jogos após a retomada da disputa, o time já voltou para o G4.

Na reestreia, em casa, ficou no 0 a 0 com o Athletic Bilbao. No domingo, 8 de janeiro, no estádio de Vallecas, fez 2 a 1 no Rayo Vallecano avançando para 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas). O Suficiente para assumir a quarta posição na tabela de classificação. Um  ponto acima de Atlético de Madrid e Villarreal, seus perseguidores mais próximos. Abriu também uma terceira frente de batalha.  Começou sua defesa do título da Copa do Rei da Espanha diante do pequenino Ibiza Islas Pitiusas. Chegou a levar um susto. Atuando em solo adversário, saiu em desvantagem, mas reagiu e goleou por 4 a 1. agora, vai enfrentar o Osasuna.

O Bétis nunca venceu uma Supercopa. Disputou a competição somente uma vez, ainda no formato antigo, em 2005. Perdeu justamente para o Barcelona.

Barcelona é o maior conquistador de supercopas

O Barcelona pisará no gramado nesta quinta-feira ainda ostentando a condição de maior colecionador de troféus da Supercopa da Espanha, ainda que essa condição venha sendo ameaçada pelo Real Madrid. O time da Catalunha contabiliza 13 conquistas em 24 finais das quais participou. A mais recente delas, contudo, aconteceu em 2018. Nunca levantou uma taça no formato atual do torneio, embora tenha participado de todas as três edições.

Em duas delas sequer chegou à final. Na versão 2021/2022 ficou em quarto lugar. A única decisão da qual participou foi em 2021/2022, vencida pelo Atlhetic Bilbao. O Real Madrid, que ganhou duas das três ultimas edições, chegou a 12 conquistas e se levar o título da versão atual igualaria o número de troféus do clube da Catalunha. Faria isso tendo participado de um número muito menor de finais. foi vice-campeão em cinco oportunidades.

Os rivais travam também uma acirrada batalha pelo título do Campeonato Espanhol. Estavam empatados na primeira posição até a jornada passada. No final de semana, entretanto, o Barcelona tirou proveito da derrota do Real Madrid, por 2 a 1, para o Villarreal no estádio de La Ceramica, para abrir vantagem de três pontos. Chegou a 41 (13 vitórias, dois empates e uma derrota) ao bater o Atlético de Madrid por 1 a 0.

Equipe da Catalunha apresenta melhor defesa da temporada

O resultado do clássico disputado no estádio Civitas Metropolitano, em Madrid, no entanto, foi muito melhor que a exibição. Os donos da casa, que tiveram o controle da pelota por 41% do tempo, criaram o dobro de oportunidades para finalização (20 a 10) e lideraram o índice de tiros no alvo. O Barcelona conseguiu marcar aos 22 minutos do primeiro tempo por meio de Dembele, que contou com assistência de Gavi e, então, tratou apenas de defender a vantagem.

Contou para isso com o sistema defensivo que tem se mostrado o mais eficiente do Campeonato Espanhol. A rede do Barcelona foi balançada apenas em seis das 16 partidas que disputou até agora em LaLiga. O Villarreal, segundo colocado nesse quesito, sofreu o dobro do número de gols no mesmo número de partidas. Na estreia da Copa do Rei, entretanto, o time sofreu uma pane defensiva diante do Intercity. Ficou no empate, por 3 a 3, com o time da Terceira Divisão. Porém, sobreviveu na disputa ao marcar 1 a 0 na prorrogação.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

Foram 23 os jogos disputados por Barcelona e Bétis até agora na temporada quando consideradas todas as competições. Nessas partidas, 60% dos jogos terminaram com pelo menos um gol sendo assinalado pelos dois times.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

Nos encontros do Barcelona, 52% dos duelos tiveram três ou mais gols assinalados. Nas partidas do Bétis, o índice foi de 61% de jogos com mais de 2,5 gols.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

Os times ficam muito próximos no quesito cartões. Dos encontros em que o Barcelona esteve envolvido, 39% tiveram mais que 4,5 cartões exibidos. Nas partidas do Bétis foi apenas um pouco menor, de 35%. Nos escanteios, o índice das equipes é exatamente igual. Tiveram 39% de seus jogos com mais de 10,5 tiros de canto.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

Problemas de lesão devem deixar de fora da partida desta quinta-feira no Bétis o defensor Youssouf Sabaly; e os meias Paul Akoukou e Juan Cruz. No Barcelona, não há expectativa de baixas significativas por questões médicas.

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Manuel Pellegrini deve montar o Bétis com uma linha defensiva de quatro atletas, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante. No Barcelona, a estratégia padrão de Xavi é uma defesa com quatro, três meias e três atacantes.

Prognóstico e palpite para a partida: Bétis – Barcelona (12.1.2023)

Não há muito dúvida sobre como o encontro deve desenrolar. O Barcelona procurará ficar o mais tempo possível com a pelota, trocar passes em grande número em procura de penetrar na defesa adversária e, quando possível, utilizar jogadas pelas laterais para furar o bloqueio do alviverde de Sevilha. O Bétis, quando tiver possibilidade, optará pelos contra-ataques em velocidade. Quando não der, também trocará passes, entretanto, de maneira mais defensiva, para evitar que o rival construa lances de perigo com a pelota.

Dica de aposta: Bétis termina o jogo com mais amarelos

Considerando-se que o Barcelona ficaram com a redonda por bem mais tempo, isso implica que o Bétis provavelmente fará maior número de faltas para tentar recuperá-la e, dessa maneira, deverá receber maior número de cartões amarelos ao longo do encontro. É o palpite para o confronto desta quinta-feira pelas semifinais da edição 2022/2023 da Supercopa Espanha.

Melhor dica: Bétis recebe mais cartões amarelos que o Barcelona 2,03 Visitar 22Bet