Bologna x Atalanta | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 9-1-2023 (Jogo do Dia)

Bologna x Atalanta - Palpite, Prognóstico e Transmissão da Série A, o Campeonato Italiano 2022/2023 - 9/1
Team 1 Logo WWWWL
09.01.2023 Estádio Renato Dall'Ara, em Bolonha - Os direitos de transmissão para o Brasil de Série A são da ESPN/Star+ e da TV Bandeirantes 16:45 BR
Team 2 Logo DWLWW
3,60 1X2 Visitar 22Bet
3,40 1X2 Visitar 22Bet
2,05 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Os dois times marcam (sim) 1,77 Visitar 22Bet

Perseguindo o caminho de volta para a zona de classificação para competições continentais do Campeonato Italiano,  a Atalanta visita o Bologna nesta segunda-feira, 9 de janeiro. A partida será a responsável por colocar o ponto final na agenda da décima sétima rodada da Série A em sua temporada 2022/2023. É a antepenúltima jornada do primeiro turno e segunda após o longo período de 52 dias de interrupção do torneio devido à realização da Copa do Mundo do Catar e da folga para as festas de Natal e Ano Novo.  O ponto de encontro será o estádio Renato Dall’Ara, em Bolonha. O pontapé inicial está marcado para 16h45 (horário de Brasília).

A divisão de elite da Itália conta com 20 participantes. Eles fazem 38 partidas. São jogos de ida e volta. Ao final, quem acumula mais pontos leva o título. Os quatro primeiros colocados conquistam um lugar na Champions League. O Quinto colocado leva uma vaga na Europa League. O sexto vai para a Liga da Conferência Europeia. Os três piores são mandados para a Série B, a Segunda Divisão.

Parada cortou trajetória de ascensão do Bologna

A interrupção da disputa certamente não aconteceu em boa hora da o Bolonha. O time, que teve uma troca de comando no início da temporada dispensando Sinisa Mihajlovic, que acabaria falecendo um pouco mais tarde da leucemia que o vinha abalando há algum tempo, e contratando  Thiago Motta, começava a apresentar resultados bastante positivos do trabalho do treinador ítalo-brasileiro.

Nas últimas seis partidas antes da parada do Campeonato Italiano, colheu cinco vitórias. Uma delas nem foi pelo torneio. Ao bater o Cagliari, da Segunda Divisão, por 1 a 0, o Bologna garantiu o direito de avançar para as oitavas de final da Copa da Itália. O time vai encarar a Lazio, em Roma, em confronto único e eliminatório que está agendado para o próximo dia 19. Além do jogo desta segunda-feira, tem mais um compromisso pela Série A, o duelo contra a Udinese, em Udine, no dia 15, antes do duelo.

Os outros jogos da sequência positiva foram pela Série A e permitiram ao Bologna abrir uma boa vantagem em relação à zona de rebaixamento e ficar confortavelmente instalado no meio da tabela de classificação. É o que se espera da equipe diante da capacidade de investimento do clube e da capacidade técnica do elenco.

Bolonheses não resistem à Roma na partida de reestreia

A reestreia dos bolonheses no Campeonato Italiano foi um retrato das limitações do elenco. Com desfalques significativos, em especial o atacante Arnautovic, que reduziu bastante sua capacidade ofensiva, o Bologna acabou não resistindo à Roma na quarta-feira, 4 de janeiro. Foi derrotado, por 1 a 0, no estádio Olímpico. Os donos da casa marcaram logo ao seis minutos da etapa inicial através de pênalti executado por Pellegrini e não tiveram maiores dificuldades para conservar a vantagem.

Mesmo tento ficado com a bola por bem menos tempo (39%), a Roma desenvolveu maior número de oportunidades para finalização (14 a 10) e liderou também o índice de tiros no alvo (4 a 2). Dessa forma, o Bologna ficou parado nos 19 pontos (cinco vitórias, quatro empates e sete derrotas). O bastante fora ocupar, no início da disputa da jornada de número 17, a décima primeira posição na tabela de classificação do Campeonato Italiano.

Atalanta evita derrota em La Spezia nos acréscimos

A Atalanta esteve muito próxima de colher o mesmo resultado do Bologna em sua partida pela décima sexta rodada do Campeonato Italiano. Atuando em La Spezia na quarta-feira, 4 de janeiro, viu o Spezia abrir vantagem de dois tentos ainda no primeiro tempo e conservá-la por boa parte da etapa derradeira. Só na reta final da partida conseguiu reagir e alcançar o empate por 2 a 2.

O sistema defensivo do clube de Bérgamo foi vazado logo aos oito minutos por Gyasi. Aos 31 minutos, foi a vez de Nzola marcar. A reversão da situação começou aos 32 minutos. Zappacosta, que começou a partida entre os reservas e foi acionado na vaga de Maehle aos 12 minutos, deu o passe para Hojlund marcar o primeiro gol da Atalanta. O tento de empate também teve a participação de um jogador que entrou juntamente com Zappacosta.

Pasalic foi acionado no lugar de Ederson e fez, aos 47 minutos, o gol que evitou a derrota da Atalanta. Ele contou com assistência de Koopmeiners. Apesar de tardio, o empate não foi injusto. A Atalanta, que teve o controle da pelota por 65% do tempo, desenvolveu quase o triplo de oportunidades para finalização ao longo da partida (19 a 7), embora não tenha conseguido replicar o mesmo cenário no índice de tiros no alvo. Nesse quesito, houve igualdade. Foram três arremates certos para cada lado.

Empate tira time de Bérgamo do G6

Ao avançar apenas para 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas), Atalanta caiu para a sétima posição na tabela de classificação do Campeonato Italiano. É o primeiro posto fora da região que concede vagas para a participação em competições internacionais na próxima temporada. Foi superada pela Roma, que atingiu 30 pontos, e assumiu a sexta colocação, fechando o pelotão de elite.

Depois de estabelecer um recorde alcançando a classificação para a Champions League por três temporadas seguidas, algo inédito em sua história, a Atalanta não conseguiu no ano passado vaga em qualquer torneio continental. Isso fez com que tivesse que limitar seus investimentos para 2022/2023, o que incluiu venda de jogadores e redução no elenco. Um novo fracasso poderia significar uma queda de patamar da equipe no Campeonato Italiano.

Em casa, Bologna tem campanha de G6

Se a Atalanta sonha em voltar ao pelotão de elite do Campeonato Italiano, o Bolonha já faz parte desse bloco. Ao menos quando são considerados apenas os resultados das equipes como mandantes. Décimo primeiro colocado na tabela de classificação da Série A, o clube é o sexto no ranking dos donos da casa do torneio. Dos 24 pontos que disputou no estádio Renato Dall´Ara, ganhou 15 (quatro vitórias, três empates e uma derrota). Marcou 12 gols e sofreu seis.

Como visitante, Atalanta é segunda melhor da Série A

A Atalanta tem se saído melhor fora de casa do que em seus domínios no Campeonato Italiano versão 2022/2023. Sétima colocada da Série A, a equipe de Bérgamo apresenta a segunda melhor campanha na listagem que só contabiliza os resultados que as equipes obtêm na condição de coluna dois. Dos 24 pontos disputados dessa forma, voltou para casa com 17 (cinco vitórias, dois empates e uma derrota). Marcou 13 gols e sofreu seis.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

A Série A tem 53% de suas partidas concluídas com as duas equipes fazendo ao menos um gol. Quando considerados somente os jogos em que estiveram envolvidos Bologna e Atalanta, esse número cai para 51%. Em jogos do Bologna como mandante, sobe para 63%. Nas partidas da Atalanta como visitante, despenca para 38%.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

O Campeonato Italiano tem três ou mais gols em 51% de seus jogos. Nos duelos em que participam Bologna e Atalanta, o índice cai significativamente. Vai para 38%.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

A situação muda quando o assunto passa a ser o número de cartões exibidos. A média de advertências por jogo na Série A é de 4,91. Salta para 5,88 quando só são levados em conta os jogos de Atlanta e Bologna. O cenário é inverso em relação aos tiros de canto. O índice de corners por jogo da Campeonato Italiano é de 9,21 por confronto. Cai para 9,13 nas partidas em que estão entre os protagonistas os adversários desta segunda-feira.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

Problemas de lesão devem evitar que o Bologna conte para a partida desta segunda-feira com os defensores Kevin Bonifazi (sete jogos na temporada 2022/2023 do Campeonato Italiano, sem gol) e Lorenzo de Silvestri (nove jogos, sem gol); e os atacantes Marko Arnautovic (14 jogos, oito gols), Musa Barrow (11 jogos, dois gols) e Joshua Zirkzee (seis jogos, um gol). Na Atalanta, os problemas físicos ficam por conta do goleiro Juan Musso (dez jogos na temporada atual); do defensor Merih Demiral (13 jogos, um gol), e do atacante Duvan Zapata (dez jogos, um gol).

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Thiago Motta tem montado o Bologna com linha defensiva de quatro, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante. Na Atalanta, Gian Piero Gasperini tem utilizado uma linha de três defensores, quatro meias de contenção, um meia de ligação e dois atacantes.

Prognóstico e palpite para a partida: Bologna – Atalanta (9.1.2023)

O Bologna lida com muitos problemas de lesão com atacantes, porém, Thiago Motta tem postado o time de maneira agressiva quando atua em casa. Para a Atalanta o empate não é um bol resultado. Isso indica um jogo aberto.

Dica de aposta: Os dois times marcam (sim)

Dessa maneira, o palpite no sim no mercado os dois times marcam é o indicado para o confronto desta segunda-feira entre Bologna e Atalanta pela décima sétima rodada do Campeonato Italiano em sua temporada 2022/2023.

Melhor dica: Os dois times marcam (sim) 1,77 Visitar 22Bet