Braga x Benfica | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 30-12-2022 (Jogo do Dia)

Braga x Benfica - Palpite, Prognóstico e Transmissão da Liga Portugal, o Campeonato Português 2022/2023 - 30/12
Team 1 Logo WWWWL
30.12.2022 Estádio Municipal de Braga, em Braga - Os direitos de transmissão para o Brasil da Liga Portugal são da ESPN/Star+ 18:15 BR
Team 2 Logo DLWWW
4,50 1X2 Visitar 22Bet
3,85 1X2 Visitar 22Bet
1,73 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Os dois times marcam (sim) 1,79 Visitar 22Bet

Defendendo não apenas a liderança do Campeonato Português, mas também a possibilidade de virar a primeira metade da temporada invicto, o Benfica enfrenta o Braga nesta sexta-feira, 30 de dezembro o Braga. O confronto, que terá como cenário o estádio Municipal de Braga, em Braga, faz parte da programação da décima quarta rodada da edição 2022/2023 de LaLiga. É a primeira jornada do torneio após a paralisação de mais de um mês forçada pela realização da Copa do Mundo do Catar. O pontapé inicial está marcado para 18h15 (horário de Brasília).

A divisão de elite de Portugal conta com 18 participantes. Eles disputam 34 rodadas. São jogos de ida e volta. Ao final, o time que somar mais pontos levam o título. Os três primeiros conseguem vagas na Champions League, sendo que os dois melhores vão direto para a fase de grupos. O terceiro precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá.  Quarto e quinto seguem para a Liga da Conferência Europeia. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para Liga Portugal 2. O antepenúltimo ainda tem a chance de lutar para evitar a queda com o terceiro colocado da Segunda Divisão.

Braga recolhe os cacos após massacre na Taça da Liga

Embora o Campeonato Português tenha sido interrompido, os clubes não ficaram parados. O calendário foi preenchido com a fase de grupos e o estágio de quartas de final da Taça da Liga de Portugal. O Braga até conseguiu ir bem na no grupo D. Precisou apenas de duas rodadas para assegurar sua classificação. Na última jornada, ainda que apenas cumprindo tabela, completou a participação no etapa inicial com aproveitamento de 100%. Fez seis gols e não teve a defesa vazada.

Entretanto, viu sua trajetória na competição ser interrompida nas quartas de final. Foi atropelado pelo Sporting. No estádio José Alvalade, acabou surrado por 5 a 0. Assim mesmo, o Leão deixou a impressão que poderia até ter aplicado uma goleada ainda maior se desejasse. O placar foi construído ainda no primeiro tempo, em que fez oito disparos, sendo sete deles no alvo. Na fase final, o alviverde de Lisboa tirou o pé do acelerador. Passou apenas a administrar a larga vantagem construída.

Assim, essa possibilidade de título foi fechada para o Braga, que tem três frentes de batalha ainda abertas. Na Taça de Portugal, o clube vai enfrentar o Vitória de Guimarães, em casa, em 11 de janeiro, em duelo pelas oitavas de final. Eliminado na Europa League, o Braga foi remanejado para a Liga da Conferência Europeia. Fará sua estreia no torneio na fase de 16 avos de final contra a Fiorentina. Terá o primeiro jogo contra os italianos em casa em 16 de fevereiro.

Na Liga Portugal, time arrancou virada contra Portimonense

No Campeonato Português, o Braga fez sua última partida em 13 de novembro. Atuando em Portimão, saiu em desvantagem no confronto ante o Portimonense. Conseguiu, no entanto, reagir e terminou vencendo por 2 a 1. Resultado obtido de maneira dramática no final, quando teve dois jogadores expulsos (Oliveira e Tormena) e um pênalti marcado contra. Paulo Alves desperdiçou, aos 57 minutos do segundo tempo, a oportunidade de empatar.

Dessa forma, os visitantes conseguiram avançar para 28 pontos (nove vitórias, um empate e três derrotas) conservando a terceira posição na tabela de classificação. Nessa situação, o Braga teria a possibilidade de disputar a Champions League em 2023/2024. Para isso, todavia, teria que superar as eliminatórias. Iniciou a jornada de retomada da disputa da Liga Portugal com vantagem de três pontos na comparação com o Sporting, quarto colocado e primeiro time fora do pelotão de elite.

Benfica cai invicto na Taça da Liga de Portugal

O Benfica chega ao seu último jogo de 2022 sem ter perdido sob o comando do técnico Roger Schmidt. O ex-técnico do PSV assumiu a direção no começo da temporada e 28 jogos oficiais à frente do clube. Na lista estão partidas pelas eliminatórias da Champions League, pelo estágio de grupos do torneio continental, pelo Campeonato Português, pela Taça de Portugal e, por fim, pela Taça da Liga de Portugal.

Este último torneio marcou o primeiro fracasso do treinador à frente do clube, apesar de não ter perdido. O Benfica foi eliminado ainda na fase de grupos. Atingiu sete pontos (duas vitórias e um empate). Mesma pontuação do Moreirense, líder da Segunda Divisão do Campeonato Português. Também ficaram em pé de igualdade no saldo de gols, primeiro critério de desempate. O rival avançou para as quartas de final, quando acabou eliminado pelo Arouca, por levar vantagem no número de gols marcados (7 a 6), o segundo critério de desempate.

Não afetou a invencibilidade do clube lisboeta (23 vitórias e cinco empates), mas fechou uma porta para conquistas. Outras três seguem abertas. Na Taça de Portugal, o time vai enfrentar o Varzim, da Terceira Divisão, fora de casa, em 10 de janeiro. Na Champions League, na qual avançou como primeiro colocado em uma chave que tinha o multimilionário Paris Saint-Germain, terá como adversário o Brugge, da Bélgica. O primeiro jogo, em solo adversário, está agendado para 15 de fevereiro.

No Campeonato Português, vantagem sobre vice-líder é ampla

Na Liga Portugal, o desempenho do Benfica tem sido sólido e permitido aos seus torcedores imaginarem que a possibilidade de alcançar o título é grande. Na última jornada antes da parada do torneio, atuando no estádio da Luz, o clube de Lisboa confirmou seu favoritismo diante do Gil Vicente marcando 3 a 1. Foi sua quinta vitória consecutiva no torneio. Permitiu que atingisse o patamar de 37 pontos (12 vitórias e um empate).

Conservou a liderança e a confortável vantagem de oito pontos na comparação com o Porto, sendo que o confronto direto entre líder e vice-líder no primeiro turno já foi realizado. Com 37 gols assinalados, o Benfica apresenta o ataque mais eficiente do Campeonato Português. Com sete gols sofridos, sua defesa é a menos vazada do torneio. Enfim, praticamente todas as estatísticas positivas são lideradas pela equipe.

Em casa, Braga tem queda de desempenho

Terceiro colocado no Campeonato Português, o Braga não tem sido capaz de replicar o mesmo desempenho quando atua em seus domínios. Aparece em uma modesta sétima colocação no ranking dos donos da casa da Liga Portugal. Dos 18 pontos que disputou no estádio Municipal de Braga, conquistou dez (três vitórias, um empate e duas derrotas). Fez 11 gols e teve sua defesa balançada em cinco oportunidades.

Como visitante, Benfica fica para trás

Uma das poucas estatísticas que o Benfica não lidera no Campeonato Português é o ranking que contabiliza os resultados que as equipes obtêm fora de seus domínios. Nessa listagem, aparece na segunda posição. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou 16 (cinco vitórias e um empate). Marcou 11 tentos e sofreu apenas um. É superado justamente pelo Braga, seu adversário desta sexta-feira, que ganhou 18 pontos, contudo, disputou um jogo a mais.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

O Campeonato Português tem menos da metade de seus jogos encerrados com os dois times colocando a bola na rede. O índice desse quesito é de 42%. Quando são contabilizados somente as partidas em que Braga e Benfica estão envolvidos, esse número despenca para 17%.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

A diferença é menor, mas o mesmo acontece em relação ao número de gols. A Liga Portugal tem 47% de seus jogos com três ou mais tentos assinalados. Nas partidas em que estão entre os protagonistas Benfica e Braga, o índice cai para 33%.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

Os clubes que duelam nesta sexta-feira também ficam abaixo da média do torneio no quesito cartões. Em suas partidas, é de 5,66 a média de advertências exibidas. Na Liga Portugal, o número é de 6,47. A tendência se inverte quando o assunto é tiro de canto. No Campeonato Português, a média de escanteios por encontro é de 10,6. Nos jogos em que Braga e Benfica estão envolvidos, salta para 14.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

Não há previsão de qualquer baixa significativa para o confronto desta sexta-feira.

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

O técnico Arthur Jorge, do Braga, tem como estratégia padrão uma formação com duas linhas de quatro (defesa e meio-campo) e dois atacantes. No Benfica, Roger Schimdt prefere usar um time com quatro defensores, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante.

Prognóstico e palpite para a partida: Braga – Benfica (30.12.2022)

O Benfica não tem o hábito de mudar seu padrão de jogo mesmo quando atua fora de seus domínios. Teve tomar a iniciativa de buscar a vitória mesmo no estádio do Braga, que dificilmente ficará encolhido na defesa. Provavelmente deverá buscar o gol, especialmente depois de uma derrota humilhante frente ao Sporting.

Dica de aposta: Os dois times marcam (sim)

Isso faz com que o palpite no sim no mercado os dois times marcam seja uma boa opção para o encontro desta sexta-feira pela décima quarta rodada do Campeonato Português em sua temporada 2022/2023.

Melhor dica: Os dois times marcam (sim) 1,79 Visitar 22Bet