Croácia x Marrocos | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 17-12-2022 (Jogo do Dia)

Croácia x Marrocos - Palpite, Prognóstico e Transmissão da decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo do Catar de 2022 - 17/12
Team 1 Logo LWWDW
17.12.2022 Estádio Internacional Khalifa - Transmissão pela TV Globo, SporTV e GloboPlay 12:00 BR
Team 2 Logo LWWWW
Melhor dica: Menos que 2,5 gols 1,90 Visitar bet365

Lambendo as feridas após as derrotas nas semifinais, Croácia e Marrocos enxugam as lágrimas e voltam a campo neste sábado, 17 de dezembro, na tentativa de alcançar a medalha de bronze da Copa do Mundo do Catar de 2022. A decisão do terceiro lugar do Mundial contará como palco com o estádio Internacional Khalifa. O pontapé inicial está marcado para 12h (horário de Brasília).

Em caso de igualdade, o regulamento estabelece a necessidade de realização de prorrogação de 30 minutos para determinar o ganhador. Se ainda assim não for suficiente, o último recurso para desempate é a decisão por pênaltis.

Croatas descem um degrau, mas superam expectativas

Os croatas chegam ao final da Copa do Mundo do Catar com uma sensação dúbia. Na comparação com o desempenho do Mundial da Rússia, em 2018, deram um passo para trás, independentemente do resultado do duelo deste sábado. Afinal, na vigésima primeira edição da Copa do Mundo, foram à final. Perderam o título na decisão com a França. Dessa vez, caíram nas semifinais. Entretanto, foram mais longe do que se esperava.

Antes de a bola rolar no Mundial de 2022, a meta traçada pela Federação da Croácia era atingir as quartas de final. Assim, acabaram indo um estágio além do objetivo traçado. Quando analisada a qualidade de futebol apresentado, entretanto, em nenhum momento a equipe mostrou desempenho sequer próximo do exibido no torneio que foi sediado pela Rússia há pouco mais de quatro anos.

Por pouco Croácia não caiu ainda na primeira fase

A Croácia escapou por muito pouco de ser eliminada ainda no estágio de grupos da Copa do Mundo do Catar, em que teve Marrocos como companheiro de chave. Com cinco pontos (uma vitória e dois empates), ficou na segunda posição do grupo F. Assegurou a vaga com a igualdade sem gols diante da Bélgica na jornada final. No encontro, sofreu pressão durante toda a partida com os belgas ficando muito próximos da vitória. Desperdiçaram boas chances de marcar enquanto os croatas ficaram acuados.

Tampouco mostraram brilhantismo nos encontros seguintes. Diante do Japão, nas oitavas de final, saíram de desvantagem, mas alcançaram o empate, por 1 a 1, no tempo regulamentar. Na prorrogação, jogo não saiu do 0 a 0. A classificação para as oitavas de final aconteceu apenas na disputa por pênaltis. Diante do Brasil a Croácia teve aquela que foi sua melhor atuação no Mundial. No tempo regulamentar, controlou o jogo segurando o empate sem gols, ainda que as melhores oportunidades de marcar tenham sido da seleção brasileira.

Na prorrogação, a equipe canarinho saiu em vantagem, mas os croatas determinaram o empate, por 1 a 1, em sua única finalização certa na partida. Novamente se impuseram nas cobranças de pênalti. Na terça-feira, 13 de dezembro, contudo, foi superada, por 3 a 0, pela Argentina. No encontro, ficou com a bola por mais tempo (61%) e desenvolveu maior número de oportunidades para disparo (12 a 10). Esbarrou, todavia, na falta de qualidade das finalizações. Os argentinos lideraram o índice de tiros no alvo (7 a 3) impedindo que os croatas alcançassem sua segunda final seguida.

Marroquinos despacham três favoritos

A seleção de Marrocos fez no Catar a melhor campanha em sua história em um Mundial. Isso pode ser ampliado. Também foi o melhor desempenho de uma equipe árabe/africana. A façanha ganhou pinceladas de roteiro de cinema diante das circunstâncias. O time, logo após a classificação para a Copa do Mundo de 2022, passou por uma grave crise de relacionamento que provocou a mudança de treinador. Ou seja, não teve a preparação considerada ideal para o torneio.

Ainda assim, surpreendeu desde a fase de grupos, quando deixou Croácia e Bélgica para trás. Com sete pontos (duas vitórias e um empate), ficou na primeira colocação da chave F. Os croatas ficaram com a segunda colocação. Os favoritos belgas, entretanto, tiveram que fazer as malas e voltar mais cedo para casa. Não foram os únicos. Nas oitavas de final, a Espanha também entrou em campo como grande favorita para encarar Marrocos. Depois de empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, foi batida nos pênaltis.

Nas quartas de final, os marroquinos também pisaram no gramado como azarões ante ao time de Portugal. Fizeram um primeiro tempo superior abrindo vantagem de 1 a 0. Na etapa derradeira, mostraram sua força defensiva contendo a equipe lusitana, que só acertou dois tiros no alvo. Foram interceptados pelo arqueiro Bono. Assim, deu mais um passo adiante.

França encerrou sonho de conquista

O sonho de alcançar o título Mundial, todavia, foi encerrado na quarta-feira, 13 de dezembro. Acabou justamente diante dos atuais detentores do troféu. Os marroquinos perderam por 2 a 0 ante a França. Porém, não sem dar muito trabalho. Foram surpreendidos pelo tento de Theo Hernandez logo aos cinco minutos da partida. Não se entregaram. Pelo contrário. Assumiram o controle da partida.

Tendo ficado com a bola por 61% do tempo, os marroquinos pressionaram em busca do empate. Desenvolveram 13 oportunidades para disparo ao longo do encontro. No entanto, somente uma delas teve a direção certa. Sem conseguir balançar a rede, a equipe africana sofreu aos 34 minutos da fase final o segundo gol. Obra de Kolo Muani na segunda finalização certa da França na partida.

Os convocados da Croácia para o Mundial

  • Goleiros: Livakovic (Dínamo Zagreb), Ivusic (Osijek) e Grbic (Atlético de Madrid);
  • Defensores: Vida (AEK-GRE), Lovren (Zenit), Barisic (Rangers), Juranovic (Celtic), Gvardiol (RB Leipzig), Sosa (Stuttgart), Stanisic (Bayern de Munique), Erlic (Sassuolo) e Sutalo (Dínamo Zagreb);
  • Meias: Modric (Real Madrid), Kovacic (Chelsea), Brozovic (Inter de Milão), Pasalic (Atalanta), Vlasic (Torino), Majer (Rennes), Jakic (Eintracht Frankfurt) e Sucic (RB Salzburg);
  • Atacantes: Perisic (Tottenham), Kramaric (Hoffenheim), Bruno Petkovic (Dínamo Zagreb), Orsic (Dínamo Zagreb), Budimir (Osasuna) e Livaja (Hajduk).

Os convocados de Marrocos para a Copa

  • Goleiros: Yassine Bono (Séville), Munir (Al-Wehda) e Tagnaouti (Wydad);
  • Defensores: Achraf Hakimi (Paris Saint-Germain), Noussair Mazraoui (Bayern de Munique), Romain Saiss (Besiktas), Nayef Aguerd (West Ham), Achraf Dari (Brest), Jawad El-Yamiq (Valladolid), Yamia Attiat-Allal (Wydad) e Badr Benoun (Qatar SC);
  • Meias: Sofyan Amrabat (Fiorentina), Selim Amallah (Standart de Liége), Abdelhamid Sabiri (Sampdoria), Azzedine Ounahi (Angers), Bilel El Khanouss (Genk) e Yahya Jabrane (Wydad);
  • Atacantes: Hakim Ziyech (Chelsea), En-Nesyri (Séville), Sofiane Boufal (Angers), Aboukhlal (Toulouse), Ez Abdé (Osasuna), Amine Harit (Olympique de Marselha), Ilias Chair (Quees Park Rangers), Abderazak Hamdallah (Al-Ittihad) e Walid Cheddira (SSC Bari).

Como joga a seleção da Croácia

Zlatko Dalić desenha taticamente a Croácia com quatro defensores, três meias e três atacantes. Porém, não raramente, quando a bola rola, a formação se torna um 4-5-1. A superpopulação no meio-campo visa assumir o controle do jogo através de manter a bola pela maior parte do tempo. O provável time para enfrentar Marrocos é Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Mateo Kovacic, Marcelo Brozovic e Luka Modric; Perisic, Pasalic e Kramaric.

Como joga a seleção de Marrocos

Walid Regragu montou Marrocos com quatro defensores, três meias e três atacantes. O provável time para encarar a Croácia é Bono; Hakimi, Jawad El Yamiq, Saiss e Yahia Attiyat Allah; Amrabat, Amallah e Ounahi; Ziyech , En-Nesyri  e Boufal.

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Não há muita dificuldade em se imaginar como deve ser o desenho do jogo deste sábado. A Croácia tem como base de sua estratégia controlar a bola pela maior parte do tempo. Marrocos, ao contrário, não faz questão de ficar com a pelota. Gosta de definir suas jogadas com rapidez. Assim, caberá ao time europeu o papel de tomar a iniciativa da vitória através de troca intensa de passes em busca de oportunidades para arremate, o que está longe de ser sua maior qualidade. Os africanos vão esperar por oportunidades para contra-ataques em velocidades, especialmente utilizando os lados de campo, onde apresentam jogadores de grande qualidade.

Prognóstico e palpite para a partida: Croácia – Marrocos (17.12.2022)

A questão física e emocional deve ser levada em consideração para a partida. Afinal, as duas seleções tiveram grandes frustrações recentes. Ambas imaginavam estar na final, ainda que tenham feito campanhas muito acima das expectativas em relação ao que pensavam antes do torneio. Resta saber quem conseguirá se recuperar melhor antes da decisão. É uma informação, contudo, que não teremos antes de a bola rolar. O provável é que o jogo seja bastante truncado e, dessa maneira, o palpite em que o confronto terá menos que 2,5 gols surge como boa o pção para o encontro deste sábado entre Croácia e Marrocos valendo o terceiro lugar na Copa do Mundo do Catar de 2022.

Melhor dica: Menos que 2,5 gols 1,90 Visitar bet365