Gil Vicente x Vitória de Guimarães | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 16-1-2023 (Jogo do Dia)

Gil Vicente x Vitória de Guimarães - Palpite, Prognóstico e Transmissão da Liga Portugal, o Campeonato Português 2022/2023 - 16/1
Team 1 Logo WWLWL
16.01.2023 Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos - Os direitos de transmissão para o Brasil da Liga Portugal são da ESPN/Star+ 18:15 BR
Team 2 Logo LDLDD
2,38 1X2 Visitar 22Bet
3,10 1X2 Visitar 22Bet
2,90 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Gil Vicente tem mais escanteios que o Vitória de Guimarães 1,71 Visitar 22Bet

Em sua quarta temporada desde seu retorno para a divisão de elite, o Gil Vicente tem marcado passo na zona de rebaixamento. Nesta segunda-feira, 16 de janeiro, recebe o Vitória de Guimarães, que atravessa um jejum de sucessos, em confronto que coloca o ponto final na agenda da décima sexta rodada do Campeonato Português. É a penúltima rodada do primeiro turno da Liga Portugal em sua temporada 2022/2023. O palco do duelo será o estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos. O início está previsto para 18h15 (horário de Brasília).

A divisão de elite de Portugal conta com 18 participantes. Eles disputam 34 rodadas. São jogos de ida e volta. Ao final, o time que somar mais pontos levam o título. Os três primeiros conseguem vagas na Champions League, sendo que os dois melhores vão direto para a fase de grupos. O terceiro precisa passar pelas eliminatórias para chegar lá.  Quarto e quinto seguem para a Liga da Conferência Europeia. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para Liga Portugal 2. O antepenúltimo ainda tem a chance de lutar para evitar a queda com o terceiro colocado da Segunda Divisão.

Parada para o Mundial ajudou a colocar a casa em ordem

O Gil Vicente foi um dos times que aproveitou a parada de mais de um mês do Campeonato Português forçada pela realização da Copa do Mundo do Catar para mudar o rumo. Um pouco antes da parada, havia demitido Ivo Vieira, técnico responsável pelo planejamento para 2022/2023 e que rendeu resultados desastrosos. A começar pela primeira participação do clube em um torneio internacional em sua história.

Sequer conseguiu avançar para a fase de grupos da Liga da Conferência Europeia. Ainda teve a chance de corrigir a roda na Liga Portugal. Não o fez e acabou dispensado. Acabou aproveitando as chances apertas para técnicos portugueses no Brasil e assumiu o Cuiabá. Depois de um período de interinidade de Caio, Daniel Sousa foi escolhido para a vaga e aproveitou a Taça da Liga de Portugal, torneio que ocupou a agenda durante a interrupção do Campeonato Português, para implantar suas ideias.

Mostrou progressos imediatos. Ainda que tivesse caído em um grupo sem maiores desafios, o Gil Vicente conseguiu avançar para as quartas de final da competição. Depois do empate, por 2 a 2, com o Covilhã, superou a Nacional, por 2 a 0, e Portimonense, por 3 a 0, garantindo o primeiro lugar de sua chave. A trajetória acabou interrompida no confronto com o gigante Porto. No estádio do Dragão, foi superado por 2 a 0.

Time está a dois pontos de deixar a região da degola

O progresso foi comprovado na jornada de retomada da disputa do Campeonato Português. Contanto com a oportunidade de atuar em Barcelos diante do Santa Clara, um adversário direto na luta contra a degola, levou a melhor no ‘jogo de seis pontos’. Ganhou por 1 a 0. Bom resultado casado com uma atuação superior. Teve o controle da pelota por 57% do tempo, desenvolveu maior número de oportunidades para finalização (14 a 10) e mostrou vantagem ampla no índice de tiros certos (5 a 1). O gol foi marcado por Murilo aos 42 minutos da etapa inicial. Recebeu passe de Navarro, que acabaria desperdiçando uma cobrança de pênalti aos oito minutos da fase final.

O time perdeu, entretanto, a chance de deixar a zona de rebaixamento na partida seguinte. Ante o Boavista, no Porto, foi superado por 1 a 0 no domingo, 8 de janeiro. Porém, voltou a fazer uma atuação de bola qualidade. Teve a bola sob seu domínio por 53% do tempo e chegou a criar maior número de oportunidades para disparo (18 a 13) ao longo da partida. Teve como obstáculo a qualidade dos arremates. Foi inferior no índice de tiros no alvo (4 a 5). Sofreu o gol de Njie aos 31 minutos da etapa inicial e não foi capaz de dar o troco.

Com 12 pontos (três vitórias, três empates e nove derrotas), iniciou a disputa da penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Português na décima sexta – penúltima – posição da tabela de classificação. O primeiro posto na região da degola. Um ponto abaixo do Santa Clara, décimo quinto colocado e primeiro time fora de Z3, e dois pontos acima do Marítimo, décimo sétimo colocado, primeiro clube na zona de rebaixamento direto para Liga Portugal 2.

Apagão de quatro minutos tira Vitória de Guimarães da Taça de Portugal

O Vitória de Guimarães teve na quarta-feira, 11 de janeiro, um duelo de vida ou morte com o Braga pelas oitavas de final da versão 2022/2023 da Taça de Portugal. Pisou no gramado do estádio Municipal do Braga na condição de azarão. Afinal, o adversário era o vice-líder do Campeonato Português e ostentava alguns resultados impressionantes ao longo da temporada. O maior deles a façanha de ter quebrado a invencibilidade do gigante Benfica com um impressionante 3 a 0.

A situação, entretanto, mudou. Com gols de Jota Silva, aos 16 minutos, e Anderson, aos 52 minutos do longo período de acréscimos da etapa inicial, o Vitória de Guimarães foi para o vestiário com uma boa vantagem no marcador. Conservou-a até os 35 minutos do segundo tempo. A classificação, naquele momento, parecia garantida. Entretanto, um ‘apagão’ de seu sistema defensivo colocou tudo a perder. Os donos da casa marcaram três gols em um intervalo de quatro minutos.

A virada contou com tentos de Ruiz, aos 36 e 40 minutos, e Vitinha, aos 37 minutos. Colocou o 3 a 2 com placar final da partida, e tirou o Vitória de Guimarães da Taça da Portugal. Como havia sido eliminado também da Taça da Liga de Portugal, o encontro desta segunda-feira contra o Gil Vicente abre o período de dedicação exclusiva do clube à disputa do Campeonato Português. Foi o que restou em sua agenda até o final da temporada.

Último triunfo aconteceu em novembro

A virada em Braga ainda ampliou o jejum de sucessos do Vitória de Guimarães. O time atingiu seis partidas sem ganhar. Deixou o gramado comemorando a conquista de três pontos pela última vez em 13 de novembro. Foi quando, em casa, marcou 1 a 0 no Marítimo, que assim com o Gil Vicente está na zona de rebaixamento do Campeonato Português, na última rodada do torneio antes da parada devido à realização do Mundial do Catar.

Desde então, colheu quatro igualdades de duas derrotas. Com 24 pontos (sete vitórias, três empates e cinco derrotas), ocupa a sexta posição na tabela de classificação da Liga Portugal. Iniciou a jornada de número 16 com desvantagem de três pontos na comparação com o Casa Pia, quinto colocado e último time na região que distribui vagas para competições internacionais.

Em casa, Gil Vicente tem campanha que evita degola

Se dependesse somente dos resultados que obtém em Barcelos, o rebaixamento não seria um problema para o Gil Vicente. Décimo sexto colocado no Campeonato Português, o clube aparece na décima terceira posição no ranking dos donos da casa da Liga Portugal. Dos 24 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou oito (duas vitórias, dois empates e quatro derrotas). Marcou cinco gols e sofreu oito.

Como visitante, Vitória de Guimarães despenca

O Vitória de Guimarães mostra um rendimento significativamente inferior quando atua fora de seus domínios. Sexto colocado na Liga Portugal, ocupa uma modesta décima segunda posição no ranking do Campeonato Português que contabiliza apenas os resultados das equipes na condição de visitante. Dos 21 pontos que disputou como coluna dois, colheu sete (duas vitórias, um empate e quatro derrotas). Fez cinco gols e sofreu 11.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

A Liga Portugal tem 40% de seus jogos concluídos com as duas equipes assinalando ao menos um gol. Esse número é muito menor quando são considerados os encontros em que Gil Vicente e Vitória de Guimarães estão envolvidos. Despenca para 27%. Nas partidas do Gil Vicente como mandante, o índice é de 25%. Quando o Vitória de Guimarães é visitante o número é o mesmo.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

O Campeonato Português tem 46% de seus jogos com ao menos três gols marcados. Entretanto, as partidas em que Gil Vicente e Vitória de Guimarães figuram entre os protagonistas ficam abaixo dessa média. Apenas 41% delas contam com mais de 2,5 gols.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

Se faltam gols no Campeonato Português, sobram cartões.  O torneio tem uma média de 6,39 por duelo. Nos confrontos em que Gil Vicente e Vitória Guimarães estão envolvidos, ela é ainda mais alta. Sobe para 8,32. O mesmo acontece com os escanteios. A média de tiros de canto por jogo da Liga Portugal é de 10,53. Nas partidas dos adversários desta segunda-feira sobe para 11,11.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

O goleiro Andrew Ventura (nove jogos na temporada 2022/2023 do Campeonato Português) é a única baixa significativa esperada para o encontro desta segunda-feira no Gil Vicente. No Vitória de Guimarães deve ficar de fora o meia José Carlos (nove jogos, sem gol).

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Com Daniel Sousa, o Gil Vicente tem atuado com quatro homens na linha defensiva, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante. Moreno, no Vitória de Guimarães, prefere atuar com linha de três zagueiros, quatro meias e três atacantes.

Prognóstico e palpite para a partida: Gil Vicente – Vitória de Guimarães (16.1.2023)

Sem outra o opção, o Gil Vicente deverá adotar uma postura mais agressiva em busca dos três pontos diante do Vitória de Guimarães, que terá como opção explorar os contra-ataques aguardando espaços que possivelmente serão deixados na defesa adversária.

Dica de aposta: Gil Vicente terá mais escanteios na partida

Enfrentando um adversário com linha de três zagueiros, o Gil Vicente deverá tentar explorar as jogadas pelas laterais para tentar furar o bloqueio defensivo do Vitória de Guimarães. Dessa maneira, é bastante provável que consiga ao longo do confronto um número maior de escanteios que o rival, o que torna esse palpite uma boa opção de aposta para a partida desta segunda-feira pela décima sexta rodada do Campeonato Português versão 2022/2023.

Melhor dica: Gil Vicente tem mais escanteios que o Vitória de Guimarães 1,71 Visitar 22Bet