Liverpool x Chelsea | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 21-1-2023 (Jogo do Dia)

Liverpool x Chelsea - Palpite, Prognóstico e Transmissão da Premier League, o Campeonato Inglês 2022/2023 - 21/1
Team 1 Logo WLDLW
21.01.2023 Estádio Anfield Road, em Liverpool - Os direitos de transmissão para o Brasil da Premier League são da ESPN Brasil/Star+ 09:30 BR
Team 2 Logo WLLLD
1,89 1X2 Visitar 22Bet
3,80 1X2 Visitar 22Bet
4,00 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Jogo tem mais que 10,5 escanteios 2,14 Visitar 22Bet

O Liverpool joga em casa pela primeira vez após a vexatória derrota por 3 a 0 para o Brighton na jornada anterior da Premier League. Recebe o Chelsea no estádio Anfield Road, em Liverpool, abrindo a agenda da vigésima primeira rodada do Campeonato Inglês em sua temporada 2022/2023. É a segunda jornada do segundo turno. O pontapé inicial está marcado para 9h30 (horário de Brasília).

Liga nacional de maior visibilidade no planeta, a Premier League conta com 20 participantes. Ele tem 38 rodadas. São jogos de ida e volta para definir o campeão. Os cinco primeiros colocados ainda têm direitos a vagas em torneios internacionais. Os três últimos são mandados para o Championship, a Segunda Divisão.

Vitória em Wolverhampton alivia a crise

No clube desde 2015, o técnico Jurgen Klopp passa pelo período com piores resultados. Após a partida contra o Brighton, o alemão utilizou a entrevista coletiva obrigatória para os treinadores para pedir desculpas aos torcedores pelo desempenho do Liverpool. Ao longo do confronto, o Reds não tiveram força para combater o amplo domínio que os donos da casa tiveram da partida. Criaram somente seis oportunidades para arremate, sendo que duas delas foram na direção da meta adversária.

O Brighton, que ficou com a bola por 62% do fez 16 finalizações, sendo nove delas no alvo. Poderia até ter estabelecido uma vantagem ainda mais ampla. Isso deixou o Liverpool parado nos 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e seis derrotas) fazendo com que caísse para a nona posição da tabela de classificação do Campeonato Inglês, quando considerados os critérios de desempate.

O clima negativo ganhou um pouco de alívio na terça-feira, 17 de janeiro. Atuando novamente fora de seus domínios, o Liverpool conseguiu sobreviver na Copa da Inglaterra. Depois do empate, por 2 a 2, em casa, com o Wolverhampton, que provocou a realização de um nova partida pela terceira fase da competição, o estágio de 32 avos de final, o ‘replay, os Reds levaram a melhor ao marcar 1 a 0.

Klopp admite mudar sistema tático

Na partida, Klopp colocou em campo uma equipe recheada de reservas. O gol foi marcado pelo jovem atacante Ellliot logo aos 13 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu assistência de Tiago. O Liverpool teve apenas mais uma finalização certa na partida além daquela que lhe rendeu o tento da vitória. Depois, tratou apenas de segurar o resultado. O Wolves, que teve o controle da pelota por 58% do tempo, criou 11 chances para disparo.

Contudo, com quatro tentativas bloqueadas pelo sistema defensivo do Liverpool e cinco tiros mandados na direção errada, exigiu apenas duas defesas do goleiro Kelleher. A não colocação em campo dos titulares foi mais uma indicação de que Klopp pode estar prestes a adotar mudanças significativas em seu padrão tático. Ele havia admitido essa possibilidade após o encontro com o Brighton. Disse ter jogadores numerosos e qualificados o suficiente para obter resultados melhores. Assim, seria sua tarefa encontrar uma melhor forma de utilizá-los.

Chelsea supera Crystal Palace e reduz um pouco a pressão

O Chelsea conseguiu com a vitória, por 1 a 0, em cima do Crystal Palace um efeito semelhante ao do sucesso do Liverpool contra o Wolves. Reduziu um pouco a temperatura da crise. A febre, no entanto, continua. Os Blues estavam sem ganhar há quatro jogos (três derrotas e um empate). Dentre os fracassos estava uma dolorosa goleada, por 4 a 0, no Etihad Stadium, contra o Manchester City.

Jogo que provocou sua eliminação na Copa da Inglaterra em sua primeira partida no torneio. O clube também havia sido eliminado pelo Manchester City em seu primeiro jogo da Copa da Liga da Inglaterra. A segunda queda seguida diante dos Citizens provocou uma reação mais forte dos torcedores, que pediram a demissão do técnico Graham Potter e o retorno de Thomas Tuchel. O antecessor foi demitido por não ter bom relacionamento com os novos donos do clube.

A demissão de Potter, contudo, é improvável. Para isso, os cartolas teriam que admitir que erraram. Também precisariam arcar com um prejuízo significativo. Só para tirá-lo do Brighton precisaram pagar uma multa de dez milhões de libras esterlinas. Além disso, teriam que pagar a multa rescisória do contrato. Isso dá alguma segurança ao treinador. Estivesse o clube ainda sob o comando de seu dono anterior, o russo Roman Abramovich, provavelmente já teria sido dispensado.

Contusões viram justificativa para má campanha

Diante do Palace, não apenas o resultado ajudou. O Chelsea conseguiu fazer uma atuação melhor que nas partidas anteriores. Teve o controle da pelota por 63% do tempo, criou maior número de oportunidades para disparo (15 a 10), ainda que não tenha conseguido replicar essa vantagem no índice de tiros certos, que ficou em pé de igualdade. Foram cinco para cada lado. O gol foi assinalado por Havertz aos 19 minutos do segundo tempo a partir de assistência de Ziech.

Isso levou os Blues aos 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e sete derrotas). Mesmo número do Liverpool. O Chelsea, contudo, fica uma posição abaixo na tabela de classificação do Campeonato Inglês, o décimo lugar, por levar desvantagem no saldo de gols (9 a 1), que é o primeiro critério de desempate. A campanha é muito abaixo das expectativas, especialmente depois dos pesados investimentos do clube em contratações. Uma justificativa para atenuar o desempenho é o grande número de problemas médicos que o time vem enfrentando. Sua enfermaria está cheia.

Em casa, Liverpool tem melhor desempenho

Nono colocado no Campeonato Inglês e fora da zona de classificação para competições internacionais, o Liverpool mostra desempenho significativamente melhor em Anfield Road. É o quinto no ranking dos donos da casa da Premier League. Dos 27 pontos que disputou em seu estádio, conquistou 20 (seis vitórias, dois empates e uma derrota). Fez 23 gols e teve a defesa vazada em nove oportunidades.

Fora, Chelsea também apresenta melhora

Décimo colocado na Premier League, o Chelsea também tem números melhores de performance quando atua fora de seus domínios. É o oitavo colocado no ranking do Campeonato Inglês que só leva em consideração os resultados das equipes como visitantes. Dos 30 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou 11 (três vitórias, dois empates e cinco derrotas). Fez nove tentos e sofreu 14.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

O Campeonato Inglês apresenta 51% de suas partidas encerradas com as duas equipes assinalando ao menos um gol. Quando são contabilizado somente os encontros em que Liverpool e Chelsea estão envolvidos, esse número sobe para 59%. Nos encontros em que o Liverpool é mandante, passa a ser de 67%. Quando o Chelsea é visitante, fica na casa de 50%.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

A Premier Legue conta com 54% de seus jogos com pelo menos três tentos marcados. Nas partidas em que Chelsea e Liverpool estão entre os protagonistas, o índice é maior. Fica na casa de 59%.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

O mesmo acontece em relação aos tiros de canto. Os números dos encontros em que Chelsea e Liverpool estão envolvidos superam a média do torneio. Enquanto nos duelos dos adversário s deste sábado a média de corners por jogo é de 12,79, na Premier League o índice é de 10,04. A relação é inversa no quesito cartões.  O Campeonato Inglês tem média de 3,78 advertências por jogo. Esse número cai para 3,19 nas partidas que envolvem Blues e Reds.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

Problemas físicos vão deixar de fora da partida deste sábado do lado do Liverpool o zagueiro Virgil Van Dijk (17 jogos na temporada 2022/2023 do Campeonato Inglês, dois gols); e os atacantes Luis Diaz (oito jogos, três gols), Diogo Jota (quatro jogos, sem gol), Roberto Firmino (13 jogos, sete gols) e Darwin Nuñez (13 jogos, cinco gols). No Chelsea, a enfermaria conta com o goleiro Edouard Mendy (nove jogos); os defensores Ben Chilwell (nove jogos, um gol), Wesley Fofana (dois jogos, sem gol) e Reece James (oito jogos, um gol); os meias N´Golo Kanté (dois jogos, sem gol) e Denis Zakaria (quatro jogos, sem gol); e os atacantes Armando Broja (12 jogos, um gol), Christian Pulisic (16 jogos, um gol) e Raheem Sterling (15 jogos, quatro gols). Além disso, o recém contratado meia e atacante João Félix está suspenso. Foi expulso logo em seu jogo de estreia.

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Jurgen Klopp tem como padrão tático um sistema defensivo com quatro defensores, três meias e três atacantes. Entretanto, abriu a porta para mudá-lo na partida deste sábado. No Chelsea, os muitos problemas médicos têm feito Graham Potter ter que adaptar os desenhos táticos aos jogadores que têm em mãos. Para o duelo contra os Reds, é provável que monte o time com quatro defensores, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante.

Prognóstico e palpite para a partida: Liverpool – Chelsea (21.1.2023)

Depois da vexatória derrota ante ao Brighton, o Liverpool não tem alternativa a não ser assumir uma postura mais agressiva e partir para cima do Chelsea em busca da vitória. Os Blues, atuando fora de seus domínios, deverão tentar desacelerar o ritmo do jogo povoando o meio campo, buscando ficar mais com o controle da pelota e trocando passes, mesmo que sem grande objetividadeo.

Dica de aposta: Jogo tem mais que 10,5 escanteios

O Liverpool pode até mudar sua formação tática. Entretanto, é difícil e curto prazo mudar seu estilo de jogar, que deve manter a insistência de jogadas pelas pontos, um fator de gerador de numerosos escanteios. Dessa maneira, o palpite indicado que o encontre terá ao menos 11 corners é uma opção em busca de um bom retorno no confronto deste sábado pela vigésima primeira rodada do Campeonato Inglês versão 2022/2023.

Melhor dica: Jogo tem mais que 10,5 escanteios 2,14 Visitar 22Bet