Napoli x Juventus | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 13-1-2023 (Jogo do Dia)

Napoli x Juventus - Palpite, Prognóstico e Transmissão da Série A, o Campeonato Italiano 2022/2023 - 13/1
Team 1 Logo WLLLW
13.01.2023 Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles - Os direitos de transmissão para o Brasil da Série A são da ESPN/Star+ e da TV Bandeirantes 16:45 BR
Team 2 Logo WWDWW
1,98 1X2 Visitar 22Bet
3,55 1X2 Visitar 22Bet
4,00 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Acima de 9,5 escanteios 1,85 Visitar 22Bet

A Série A selecionou o encontro envolvendo o líder e o vice-líder da temporada 2022/2023 para abrir nesta sexta-feira, 13 de janeiro, sua décima oitava rodada, a penúltima do primeiro turno. O Napoli, disparado na frente do Campeonato Italiano, recebe a Juventus no estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles. O pontapé inicial está marcado para 16h45 (horário de Brasília).

A divisão de elite da Itália conta com 20 participantes. Eles fazem 38 partidas. São jogos de ida e volta. Ao final, quem acumula mais pontos leva o título. Os quatro primeiros colocados conquistam um lugar na Champions League. O Quinto colocado leva uma vaga na Europa League. O sexto vai para a Liga da Conferência Europeia. Os três piores são mandados para a Série B, a Segunda Divisão.

Depois das ‘férias’ poderoso ataque napolitano perde força

Foram apenas dois jogos após a parada de 52 dias do Campeonato Italiano, porém, o Napoli indica ter sofrido uma queda de rendimento após o período de interrupção do torneio, que foi forçada pela realização da Copa do Mundo do Catar e, na sequência, ampliada pelas folgas de Natal e Ano Novo. O clube, que nos primeiros 15 jogos antes das ‘férias’, marcou 37 gols em 15 confrontos, viu sua produção ofensiva minguar.

Na partida de retomada da disputa, o clássico contra a Internazionale, apesar de ter ficado com a bola por 63% do tempo, o Napoli só foi capaz de desenvolver nove oportunidades para arremate. Sendo que duas delas tiveram a direção da meta adversária. Além de não ter feito a rede balançar, algo que só não havia acontecido em uma das partidas anteriores da Série A, sofreu o gol que determinou sua derrota, por 1 a 0, no único disparo certo dos milaneses.

Isso, naturalmente, ligou o sinal amarelo. Afinal, os torcedores napolitanos, que não veem seu time levantar o troféu do Campeonato Italiano desde a temporada 1989/1990, quando Diego Maradona ainda estava em campo e não era nome de estádio, seguem traumatizados com o que aconteceu na versão 2021/2022 da Série A quando a equipe estava lutando pela primeira colocação com Inter e Milan na primeira metade do torneio e despencou no final.

Time reage contra a Sampdoria, mas deixa escapar chance de golear

No domingo, 8 de janeiro, o Napoli não deixou escapar a chance de colocar três pontos na conta no encontro com a Sampdoria, que está afundada na zona de rebaixamento. Em Gênova, venceu por 2 a 0. Placar modesto diante da circunstância favorável que teve no confronto. Logo aos cinco minutos contou com um pênalti assinalado a seu favor. Politano, entretanto, desperdiçou a cobrança.

O placar, contudo, não tardou a ser aberto. Aos 19 minutos, Osimhe, contando com passe de Mario Rui, fez a rede balançar. A situação ficou ainda mais tranquila a partir dos 39 minutos com a expulsão de Rincon. Todavia, mesmo em vantagem numérica, o Napoli só foi marcar seu segundo gol aos 38 minutos do segundo tempo por meio de outra penalidade máxima. Dessa vez quem cobrou e converteu foi Elmas. Isso permitiu ao clube avançar para 44 pontos (14 vitórias, dois empates e uma derrota).

Retranca da Juventus barra até escândalo financeiro

A Juventus atingiu no sábado, 7 de janeiro, diante da Udinese sua oitava partida consecutiva do Campeonato Italiano sem levar gol. Seu sistema defensivo tem sido o principal responsável pelo crescimento da equipe na tabela de classificação. O salto foi significativo. Depois de marcar passo em posições intermediárias, a equipe completou a jornada de número 16 no mais alto posto alcançado até agora na versão 2022/2023 da Série A, o segundo lugar.

Chegou aos 37 pontos (11 vitórias, quatro empates e duas derrotas). Igualou a pontuação do Milan, que até então era o vice-líder, mas acabou caindo para a terceira posição por levar desvantagem nos critérios de desempate. Das oito vitórias, cinco foram conquistadas por margem mínima. Com sete gols sofridos, a Velha Senhora tem o mais eficiente sistema defensivo do Campeonato Italiano. O segundo melhor time nesse quesito é o Napoli, líder e seu adversário nesta sexta-feira. Mesmo assim, levou quase o dobro de tentos. Foram 13. No mesmo número de jogos (17).

Fez isso em um período de intensa turbulência. Antes da parada para o Campeonato Italiano, o grande afetado pelas críticas era o técnico Massimiliano Allegri. O ponto mais baixo da campanha foi a eliminação ainda na fase de grupos da Champions League. O máximo que conseguiu foi o remanejamento para a Europa League. Na Série A, mesmo já apresentando uma melhora nos resultados, a pouca qualidade do futebol diante de um elenco com potencial para exibir mais, sua demissão passou a ser cogitada.

Falta de dinheiro evitou queda de Allegri

Os próprios dirigentes da Juventus chegaram a vir a público dizendo que Allegri só não havia sido demitido antes por questões econômicas. A multa rescisória era muito grande diante da falta de recursos do clube. Não descartavam, entretanto, uma mudança de opinião no período da parada. Só que caíram primeiro que o técnico. Uma investigação sobre uma possível fraude nos balanços da Velha Senhora fez com que toda a diretoria fosse forçada a renunciar.

Isso fez com que a questão em relação à demissão de Allegri ficasse em segundo plano. Com os holofotes voltados para os cartolas, ele teve mais tranquilidade para trabalhar. Não que isso tenha tido qualquer efeito na melhoria da qualidade apresentada nas partidas. O time seque mostrando um futebol pouco atraente. Entretanto, os bons resultados foram se acumulando e a possibilidade de disputar o título, que sequer era cogitada, virou real.

Em casa, Napoli apresenta desempenho quase perfeito

O Napoli tem aproveitamento muito próximo da perfeição quando atua dentro de seus domínios no Campeonato Italiano. Dos 24 pontos que disputou até agora no estádio Diego Armando Maradona pela Série A, conquistou 22 (sete vitórias e um empate). Marcou 21 gols e teve sua defesa vazada em seis oportunidades.

Como visitante, Juventus tem rendimento menor

A Juventus, entretanto, tem uma significativa queda de rendimento quando atua fora de seus domínios. Vice-líder na classificação da Série A, aparece na sexta posição do ranking dos visitantes do torneio. Dos 24 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou 14 (quatro vitórias, dois empates e duas derrotas). Marcou cinco gols e sofreu quatro.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

A Série A, depois de 17 rodadas completadas em sua temporada 2022/2023, apresenta índice de 54% de jogos encerrados com os dois times envolvidos tendo assinalado ao menos um gol. Quando são contabilizados apenas os encontros envolvendo Napoli e Juventus, esse número despenca para 32%. Nas partidas em que o Napoli é mandante, fica na casa de 50%. Quando a Velha Senhora é visitante, fica em 13%.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

Dos encontros do Campeonato Italiano, 51% contam com três ou mais gols assinalados. O número é muito inferior nas partidas em que Juventus e Napoli estão entre os protagonistas. Nesses jogos, apenas 32% contam com mais de 2,5 tentos assinalados.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

Os encontros que envolvem adversários na partida desta sexta-feira também apresentam número de cartões abaixo da média do torneio. São 3,76 por duelo enquanto na Série A esse número é de 4,95. Acontece o inverso em relação aos escanteios. É de 9,21 a média de tiros de canto por confronto no Campeonato Italiano. Quando consideradas somente as partidas em de Juventus e Napoli, esse número sobe para 11,76.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

Nenhuma baixa relevante é registrada no Napoli para o clássico desta sexta-feira. Na Juventus, ao contrário, a relação de atletas em tratamento no departamento médico e que não deverão estar à disposição para o confronto é grande. Conta com os defensores Leonardo Bonucci (nove jogos na temporada 2022/2022 da Série A, um gol), Bremer (14 jogos, um gol), Juan Cuadrado (14 jogos, sem gol) e Mattia de Sciglio (oito jogos, sem gol); os meias Mohammed Ihattaren (ainda não jogou na temporada), Daouda Peeters (sem atuações) e Paul Pogba (sem atuações) ; e os atacante Dusan Vlahovic (dez jogos, sem gol) e Kaio Jorge (sem atuações).

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Luciano Spalletti tem como base tática no Napoli a formação com quatro defensores, três meias e três atacantes. Na Juventus, Allegri costuma variar mais a estratégia. Para o clássico, o mais provável é que use uma formação com três zagueiros, cinco meias de contenção, um meia de ligação e um atacante.

Prognóstico e palpite para a partida: Napoli – Juventus (13.1.2023)

A Juventus tem bem mais necessidade de vencer o jogo que o Napoli. Entretanto, dificilmente mudará seu estilo de jogar. Deverá manter seu modo conservador. Sem razões para arriscar, os donos da casa provavelmente também não deverão adotar uma postura das mais agressivas.

Dica de aposta: Mais de 9,5 escanteios

Em um duelo que deverá ser marcado pela cautela, com ambas as equipes formando bloqueios defensivos fortes, as jogadas pelas laterais de campo se tornam opções e fazem com que o palpite indicado que o confronto tenha mais que 9,5 escanteios seja uma boa opção para aposta.

Melhor dica: Acima de 9,5 escanteios 1,85 Visitar 22Bet