Rio Ave x Marítimo | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 23-12-2022 (Jogo do Dia)

Rio Ave x Marítimo - Palpite, Prognóstico e Transmissão do Campeonato Português 2022/2023 - 23/12
Team 1 Logo WWWLW
23.12.2022 Estádio do Rio Ave, na Vila do Conde - Os direitos de transmissão para o Brasil da Liga Portugal são da ESPN/Star+ 17:15 BR
Team 2 Logo LLLLD
2,05 1X2 Visitar 22Bet
3,35 1X2 Visitar 22Bet
3,65 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Rio Ave mais que 0,75 gol 1,32 Visitar 22Bet

A Liga Portugal antecipou sua programação e largou na frente em relação aos principais torneios da Europa. Inicialmente tendo programado o retorno do Campeonato Português para 28 de dezembro, o duelo entre Rio Ave e Marítimo foi remanejado para sexta-feira, 23 de dezembro, dando o pontapé inicial na agenda da décima quarta rodada do torneio em sua temporada 2022/2023. Terá como cenário o estádio do Rio Ave, na Vila do Conde. A previsão é de que a bola comece a rolar às 17h15 (horário de Brasília).

O Campeonato Português teve sua última partida em 14 de novembro. Foi interrompido devido à realização da Copa do Mundo do Catar. Contando com 18 participantes em sua divisão de elite, o torneio tem 34 jornadas. São confrontos de ida e volta para apontar o campeão. Também concede vagas em competições internacionais para os cinco primeiros colocados. Os três últimos foram a zona de rebaixamento. Os dois piores vão diretamente para Liga Portugal 2. O antepenúltimo colocado ainda tem chance de escapar da degola disputando a repescagem com terceiro classificado da Segunda Divisão.

Rio Ave melhora e sonha com classificação para Liga da Conferência

A parada do Campeonato Português não aconteceu em uma boa hora para o Rio Ave. Afinal, o time da Vila do Conde atravessava um momento de crescimento no torneio. Nas últimas quatro rodadas disputadas, colheu três vitórias. Atingiu, dessa maneira, o patamar de 18  pontos (cinco vitórias, três empates e cinco derrotas). Assumiu a décima posição na tabela de classificação e pode passar a sonhar com voos mais altos.

Se antes seu único objetivo no torneio parecia ser evitar a possibilidade de rebaixamento, a trajetória de ascensão permitiu passar a sonhar com a classificação para um torneio internacional. O Rio Ave reduziu para cinco pontos a diferença em relação ao Casa Pia, quinto colocado, que nessa situação teria direito a disputar a próxima edição da Liga da Conferência Europeia.

Taça da Liga de Portugal confirmou momento positivo

A subida de desempenho do Rio Ave foi confirmada por seu desempenho na Taça da Liga de Portugal, que teve seu estágio de grupos realizado em meio à disputa da Copa do Mundo do Catar. O time não conseguiu avançar para as quartas de final. Entretanto, isso não era esperado. Afinal, estava em uma chave que tinha como favorito o gigante Sporting. Porém, alcançou duas vitórias.

Superou o o Marítimo, seu adversário desta sexta-feira, por 1 a 0, no estádio dos Barreiros, e bateu, em casa, o Farense, da Segunda Divisão, por 2 a 1. Diante do Leão, mesmo contando com a possibilidade de exercer o mando de campo, perdeu por 2 a 0. Esbarrou em suas limitações técnicas. Como também havia sido eliminado da Taça de Portugal, de agora em diante terá dedicação exclusiva à disputa do Campeonato Português.

Marítimo estreia seu terceiro técnico na temporada

O Marítimo vai promover na partida desta sexta-feira a estreia de seu terceiro técnico na temporada. O time começou 2022/2023 com Vasco Seabra, que foi o responsável por uma reação em 2021/2022 que tirou o time da zona de rebaixamento e o colocou confortavelmente no meio da tabela de classificação da Liga Portugal. Chegou até a permitir que os torcedores almejassem a classificação para um torneio internacional. No entanto, os resultados no começo da nova temporada foram desastrosos.

João Henriques entrou em seu lugar e chegou a dar indícios de melhora. Antes da parada do Campeonato Português, conseguiu levar o time a pontuar por quatro rodadas seguidas. Foram três empates e uma vitória.  Porém, na última jornada antes da interrupção do torneio, a sequência foi quebrada pelo Vitória de Guimarães, que marcou 1 a 0 no time do Funchal. A campanha na Taça da Liga de Portugal foi decisiva para sua dispensa. Três derrotas. A última com goleada por 5 a 0 diante do Sporting.

José Gomes assume o clube pela segunda vez

Técnico do Marítimo entre novembro de 2019 e julho de 2020, José Gomes foi chamado para sua segunda passagem no clube. Ele foi demitido recentemente pelo Ponferradina, da Segunda Divisão da Espanha, depois de uma breve passagem de pouco mais de quatro meses. Comandou a equipe por 17 partidas. Colheu quatro vitórias, cinco empates e oito derrotas. Resultados considerados insatisfatórias.

Chega ao Marítimo com a mesma missão da última vez. Evitar a queda do time para a Segunda Divisão. Recebe a equipe com seis pontos (uma vitória, três empates e nove derrotas) ocupando a décima sétima – penúltima – posição na tabela de classificação do Campeonato Português. Está cinco pontos abaixo do Famalicão, décimo quinto colocado e primeiro time fora da região da degola. A diferença em relação ao Gil Vicente, décimo sexto colocado, já na zona de rebaixamento, mas com a possibilidade de tentar evitar a queda disputando a repescagem com o terceiro colocado da Liga Portugal 2 é de três pontos.

Assim, como acontece com o Rio Ave, seu adversário desta sexta-feira no jogo de abertura da décima quarta rodada do Campeonato Português, o Marítimo agora só tem o torneio em sua agenda até o final da temporada. Antes da eliminação na Taça da Liga de Portugal havia caído também na Taça de Portugal.

Como mandante, Rio Ave tem desempenho de G5

Se dependesse somente dos resultados em seu estádio, o Rio Ave estaria na zona de classificação para competições internacionais do Campeonato Português. O time aparece na quinta colocação do ranking dos donos da casa da Liga Portugal. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna um, conquistou 12 (quatro vitórias e duas derrotas). Marcou oito gols e teve sua defesa vazada em cinco ocasiões.

Marítimo tem desempenho um pouco melhor como visitante

O Marítimo estaria em situação um pouco melhor caso fossem levados em conta apenas os jogos que faz fora de seus domínios. No ranking dos visitantes do Campeonato Português, figura na décima sexta – antepenúltima – colocação. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna dois, voltou para casa com quatro (uma vitória, um empate e cinco derrotas). Marcou quatro gols e viu sua rede ser balançada em 19 oportunidades.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

Com 13 rodadas das 34 previstas completadas, a Liga Portugal tem 42% de suas partidas concluídas com os dois times assinalando ao menos um gol. Esse índice é menor quando são contabilizados somente os jogos em que estão envolvidos Rio Ave e Marítimo. Cai para 38%. Nos jogos do Rio Ave em casa, o índice é ainda menor, de 33%. Nas partidas do Marítimo como visitante, sobe para 43%.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

Os times também ficam abaixo da média do torneio no quesito gols marcados. No Campeonato Português, 47% dos jogos apresentam três tentos ou mais. Quando contabilizados somente os confrontos em que estão entre os protagonistas Marítimo e Rio Ave, o número cai para 45%.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

A mesma tendência acontece quando se olha para os índices de cartões amarelos e escanteios. Em média, os encontros da Liga Portugal contam com a exibição de 6,29 advertências. Nos duelos em que Rio Ave e Marítimo estão envolvidos, esse número cai para 6,12. Nos tiros de canto, a média do torneio é de 10,65. Nos encontros entre os clubes que vão se enfrentar nesta sexta-feira, cai para 9,26.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

O meia Joca (seis partidas na temporada 2022/2023 do Campeonato Português, sem gol), lesionado, deve desfalcar o Rio Ave no encontro desta sexta-feira. No Marítimo, os problemas médicos ficam por conta dos atacantes Stefano Beltrame (nove jogos, sem gol) e Geny Catamo (um jogo, sem gol).

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Luís Freire tem montado o Rio Ave com três defensores, quatro meias e três atacantes. Como é o primeiro jogo do Marítimo com José Gomes é preciso esperar para saber qual estratégia ele estabelecerá para o time. Ao longo da carreira, o técnico tem demonstrado ser a formação 4-2-3-1 sua favorita.

Prognóstico e palpite para a partida: Rio Ave – Marítimo (23.12.2022)

O Rio Ave tem mostrado ter ambições maiores e atuando em casa deverá adotar uma postura mais agressiva desde o início em busca da vitória. O Marítimo, em processo de transição de comando, embora precise até mais da vitória, dificilmente adotará uma estratégia muito ofensiva. Provavelmente deixará para fazer isso nos jogos em que será mandante.

Dica de aposta: Rio Ave faz mais que 0,75 gol

Mostrando ter mais ambição e contra um Marítimo que vem mostrando fragilidade defensiva, o Rio Ave faz com que o palpite indicado que fará ao menos um gol no jogo é uma boa opção de aposta para o encontro desta sexta-feira pela décima quarta rodada do Campeonato Português em sua temporada 2022/2023.

Melhor dica: Rio Ave mais que 0,75 gol 1,32 Visitar 22Bet