Senegal x Holanda | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 21-11-2022 (Jogo do Dia)

Senegal x Holanda - Palpite, Prognóstico e Transmissão da Copa do Mundo do Catar de 2022 - 21/11
Team 1 Logo WLWWD
21.11.2022 Estádio Al Thumama - Transmissão pela TV Globo, SporTV e GloboPlay 13:00 BR
Team 2 Logo WWWDW
Melhor dica: Os dois times marcam (não) 1,12 Visitar bet365

Abalada pela perda de seu mais importante jogador, a seleção de Senegal, detentora do título de campeã da Copa da África, faz nesta segunda-feira, 21 de novembro, sua estreia no Mundial de 2022, que tem o Catar como sede. Enfrenta a Holanda, que defende uma sequência invicta de 15 partidas. Não perdeu desde que o veterano técnico Louis Van Gaal assumiu o comando do time. O encontro tem início marcado para 13h (horário de Brasília). É o jogo do dia.

A partida conclui a agenda da primeira rodada do grupo A, que conta ainda com a seleção do país sede da Copa do Mundo e com o Equador. A segunda rodada da chave está marcada para sexta-feira, 25 de novembro, com os confrontos Catar x Senegal (10h) e Holanda x Equador (13h).

Lesão muscular tira Sadio Mané do Mundial

Os senegaleses esperaram até o último minuto, entretanto, um exame realizado na sexta-feira, 18 de novembro, indicou que seu mais importante jogador não terá condições de pisar nos gramados do Catar. O atacante Sadio Mané sofreu uma lesão muscular no começo da partida de seu clube, o Bayern de Munique, em 8 de novembro, pelo Campeonato Alemão, contra o Werder Bremen. Foi forçado a deixar o gramado aos 19 minutos e iniciou, então, um tratamento intensivo. Já se sabia que não teria condições de atuar nas primeiras partidas, entretanto, havia esperança de que pudesse se recuperar durante a Copa do Mundo.

Dessa maneira, seu nome foi incluído na relação dos 26 escolhidos de Senegal para o Mundial. O processo de recuperação, todavia, não aconteceu no ritmo esperado. Dessa forma, mesmo que Senegal conseguisse avançar para os próximos estágios da Copa do Catar, Sadio Mané não teria condições de atuar. Acabou sendo cortado. A comissão técnica optou por não convocar um atleta para sua vaga. Assim, terá 25 atletas à disposição no torneio.

Senegal conquistou seu lugar no Mundial com grande dificuldade. Travou uma acirrada batalha com o Egito no estágio final das Eliminatórias Africanas. Depois de perder, por 1 a 0, em solo adversário, deu o troco no confronto de retorno. Venceu pelo mesmo placar, o que forçou a realização de prorrogação, que não saiu do 0 a 0. A classificação foi garantida na disputa por pênaltis com a última cobrança sendo executada por Sadio Mané. Também foi nas penalidades máximas que o time derrotou o Egito na final da Copa da África.

Sob nova direção, Holanda produz revolução de resultados

A eliminação da Holanda na Euro 2020, que acabou sendo disputada com um ano de atraso devido à pandemia, foi um divisor de águas para a seleção. Marcou a saída do técnico Frank de Boer, uma solução de emergência encontrada após Ronald Koeman deixar o cargo para aceitar proposta do Barcelona. De Boer teria seu contrato renovado até o final do Mundial do Catar se tivesse avançado para as quartas de final. Caiu nas oitavas de final, o que abriu a possibilidade de mudança de comando. Dessa vez, os cartolas holandeses fizeram uma opção de segurança.

Tiraram da aposentadoria o veterano Louis Van Gaal. Aos 71 anos, o treinador assumiu o cargo pela terceira vez e mesmo enfrentando um tratamento contra câncer na próstata, promoveu uma revolução em termos de resultado na Holanda. Estabeleceu uma sequência invicta de 15 partidas. Colheu 11 vitórias e quatro igualdades em lista que contabiliza confrontos oficiais em sua grande maioria e dois amistosos.

O time, que vivia momento difícil nas Eliminatórias Europeias para Copa do Catar, reagiu e ficou com a primeira colocação da chave. Assegurou, dessa maneira, a vaga direta no Mundial deixando para trás Turquia e Noruega. Na Liga das Nações da Europa, superou a Bélgica, Polônia e País de Gales garantindo o direito de disputar o título da edição 2022/2023 do torneio, o que só irá acontecer no ano que vem.

Depois de susto, Senegal sobrevive no Campeonato das Nações Africanas

A África possui duas competições continentais. A Copa da África, na qual Senegal faturou o título em fevereiro em Camarões, é a principal delas. O Campeonato das Nações Africanas tem importância menor. Suas partidas são disputadas fora das datas que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reserva para jogos entre seleções. Assim, o torneio acaba servindo para que as equipes procurem por novas soluções, uma vez que não podem contar com atletas que atual fora do país. No torneio, os senegaleses por muito pouco não foram eliminados antes mesmo da fase de grupos.

No estágio de classificação, superaram Guiné, por 1 a 0, em casa. Contudo, foram batidos pelo mesmo marcador em solo adversário. Sobreviveram na disputa por pênaltis. Isso permitiu que integrassem a chave B, na qual terão como adversários Costa do Marfim, República Democrática do Congo e Uganda. A batalha, contudo, só começará em janeiro. O time principal entrou em campo pela última vez em setembro. Fez amistosos contra a Bolívia, que não conseguiu vaga no Mundial, vencendo por 2 a 0, e empatou com o Irã, que vai disputar a Copa do Mundo do Catar de 2022, por 1 a 1.

Depois da Copa do Mundo, a equipe principal será acionada novamente em março. Vai retomar a disputa das eliminatórias para a versão 2024 da Copa da África, onde defende seu título. Começou a luta com duas vitórias. Fez 3 a 1 em Benin e 1 a 0 em Ruanda tomando a ponta da chave L. Agora, terá dois jogos seguidos contra Moçambique, vice-líder do grupo com quatro pontos.

Holanda tem três vices em seu currículo nos Mundiais

Nenhuma outra seleção que não conquistou um título mundial apresenta um status tão elevando quanto a Holanda. Afinal, mesmo com recursos técnicos limitados por ser um país de pouco extensão territorial e com pouca oferta de pé de obra, os holandeses conseguiram produzir gerações que deixaram marca. A maior delas, naturalmente, a que alcançou a final da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, que teve os donos da casa como campeões. Foi o chamado ‘carrossel holandês’, idealizado pelo técnico Rinus Michels, no qual os jogadores não mantinham posições fixas. Foi o pai do futebol moderno.

A Holanda também disputou as finais das copas de 78, perdendo para a Argentina, que também foi sede do torneio, e em 2010, na África do Sul, sendo batida pela Espanha. Depois do Mundial, terá dois compromissos a cumprir. Em março, começará a batalha por um lugar na Euro 2024. Está no grupo B ao lado de França, Grécia, Irlanda e Gibraltar. A estreia será frente aos franceses, em solo adversário. Em meio ao torneio, terá que abrir espaço na agenda para o Final Four, a fase final da versão 2022/2023 da Liga das Nações da Europa.

Os convocados de Senegal para o Mundial

  • Goleiros: Seny Dieng (Queens Park Rangers), Alfred Gomis (Rennes) e Edouard Mendy (Chelsea);
  • Defensores: Pape Abou Cissé (Olympiacos), Abdou Diallo (RB Leipzig), Ismail Jakobs (Monaco), Kalidou Koulibaly (Chelsea), Formose Mendy (Amiens), Youssouf Sabaly (Betis) e Fodé Ballo Touré (Milan);
  • Meias: Pathé Ciss (Rayo Vallecano), Krépin Diatta (Monaco), Gana Gueye (Everton), Pape Gueye (Olympique de Marselha), Cheikhou Kouyaté (Nottingham Forest), Mamadou Loum (Reading FC), Nampalys Mendy (Leicester City), Moustapha Name (Paphos FC) e Papa Matar Sarr (Tottenham);
  • Atacantes: Boulaye Dia (Salernitana), Bamba Dieng (Olympique de Marselha), Nicolas Jackson (Villarreal), Sadio Mané (Bayern de Munique), Iliman Ndiaye (Sheffield United), Ismaila Sarr (Watford) e Famara Diedhiou (Alanyaspor).

Os convocados da Holanda para a Copa

  • Goleiros: Justin Bijlow (Feyenoord), Andries Noppert (Heerenveen) e Remko Pasveer (Ajax);
  • Defensores: Virgil van Dijk (Liverpool), Nathan Aké (Manchester City), Daley Blind (Ajax), Jurrien Timber (Ajax), Denzel Dumfries (Inter de Milão), Stefan De Vrij (Inter de Milão), Matthijs De Ligt (Bayern de Munique), Tyrell Malacia (Manchester United) e Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen);
  • Meias: Frenkie De Jong (Barcelona), Steven Berghuis (Ajax), Davy Klassen (Ajax), Teun Koopmeiners (Atalanta), Cody Gakpo (PSV), Marten De Roon (Atalanta), Kenneth Taylor (Ajax) e Xavi Simons (PSV);
  • Atacantes: Memphis Depay (Barcelona), Steven Bergwijn (Ajax), Vincent Janssen (Antwerp), Luuk De Jong (PSV), Noa Lang (Club Brugge) e Wout Weghorst (Besiktas).

Como joga a seleção de Senegal

Número 18 no ranking da Fifa, a seleção senegalesa tem o sistema com quatro defensores, três meias e três atacantes como padrão tático. Entretanto, está longe de ser uma equipe ofensiva. Na prática, a estratégia adotada por Aliou Cissé é um 4-5-1. Dois de seus atacantes passam mais tempo fechando o meio-campo e acompanhando os avanços dos meias/laterais adversários do que propriamente agredindo os rivais. Quem geralmente atua com liberdade é Sadio Mané, que não estará à disposição. O provável time para a estreia é E. Mendy; Name, Koullibaly, Diallo, Ballo-Touré; N. Mendy, Gueye, P. Sarr; I. Sarr, Dia e Diatta.

Como joga a seleção da Holanda

Mais importante que a formação tática, a obsessão pela posse de bola e a tentativa de manter sua posse pelo maior tempo possível, mesmo que isso signifique trocar passes sem grande objetividade, é o ponto central da estratégia de Louis Van Gaal. Assim, ele assegura, antes de mais nada, que seu time não seja atacado de forma intensa. Geralmente, monta o time com três zagueiros, quatro meias de contenção, um meia de ligação e dois atacantes. A provável escalação para o jogo de estreia no Mundial é  Pasveer; Timber, Van Dijk, Aké; Dumfries, Koopmeiners, De Jong, Blind; Gakpo; Janssen e Bergwijn.

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Não há muita dúvida de que caberá aos holandeses a tarefa de tomar a iniciativa de perseguir a vitória. Entretanto, dificilmente o time fará isso de forma apressada. Deverá trocar passes na tentativa de encontrar espaços diante de um Senegal que deverá apresentar em muitos momentos dois blocos defensivos. Uma linha com quatro zagueiros e seis atletas superpovoando o meio-campo.

Prognóstico e palpite para a partida: Senegal – Holanda (21.11.2022)

Os senegaleses já se mostraram eficientes na defesa. Entretanto, a Holanda também apresentou evidências de contar com atletas com capacidade de decisão. Em um Mundial que pela primeira vez contará com a oportunidade da utilização da regra de cinco substituições, isso faz com que o prognóstico na vitória dos holandeses seja o palpite indicado para o encontro desta terça-feira pela primeira rodada do grupo B da Copa do Mundo do Catar de 2022.

Dica de aposta: os dois times marcam (não)

Senegal perdeu seu principal finalizador e responsável pelas jogadas de contra-ataque. Sem Mané, a tarefa de tentar aproveitar possíveis brechas deixadas pela defesa holandesa ficará por conta principalmente de Boulaye Dia, atacante da Salernitana, da Itália, que em seu clube vive condições semelhantes. Passa partidas inteiras esperando por apenas uma oportunidade para finalização e sabe que, se não a aproveitar, dificilmente terá outra. Assim, o palpite em não no mercado os dois times marcam surge como boa opção de palpite complementar para o encontro desta segunda-feira.

Melhor dica: Os dois times marcam (não) 1,12 Visitar bet365