Villarreal x Rayo Vallecano | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 30-1-2023 (Jogo do Dia)

Villarreal x Rayo Vallecano - Palpite, Prognóstico e Transmissão de LaLIga, o Campeonato Espanhol 2022/2023 - 30/1
Team 1 Logo WWDLW
30.01.2023 Estádio de La Ceramica, em Villarreal - Os direitos de transmissão para o Brasil de LaLiga são da ESPN/Star+ 17:00 BR
Team 2 Logo LWLLD
1,72 1X2 Visitar 22Bet
3,90 1X2 Visitar 22Bet
5,00 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Villarreal vence 1,72 Visitar 22Bet

Mirando um lugar na zona de classificação para a Champions League do Campeonato Espanhol, o Villarreal entra em campo nesta segunda-feira, 30 de janeiro, para encarar o Rayo Vallecano.  O confronto conclui a agenda da décima nona rodada de LaLiga. É a última jornada do primeiro turno da edição 2022/2023 do torneio. O palco do encontro será o estádio de La Ceramica, em Villarreal.  O início está marcado para 17h (horário de Brasília). O primeiro turno, no entanto, não será completado. Dois jogos atrasados estão marcados para o meio de semana. Só quando as partidas envolvendo Bétis x Barcelona (1º de fevereiro) e Real Madrid x Valencia (2 de fevereiro) foram realizadas a primeira metade da competição terá sido completada.

A divisão da elite da Espanha conta com 20 participantes. Eles disputam ao longo da temporada 38 partidas. São encontros de ida e volta que determinam o campeão e uma vasta distribuição de vagas em competições continentais.  Só para a Champions League, os quatro primeiros asseguram lugares. Vão diretamente para a fase de grupos. O quinto colocado ganha um lugar na Europa League, que também recebe o ganhador da Copa do Rei. Por fim, o sexto segue para a Liga da Conferência Europeia.

Com dois pênaltis nos acréscimos, Submarino Amarelo supera o Girona

O Villarreal está em trajetória de ascensão no Campeonato Espanhol. Cenário fruto, principalmente, das três vitórias alcançadas desde que reinaugurou o estádio de la Ceramica. O campo passou por uma grande reforma. Teve suas instalações modernizadas e a capacidade de público ampliada. Agora, pode receber até 22,5 mil pessoas. Só de carnês para a temporada 2022/2023 de LaLiga o clube venceu 20,5 mil.

A reabertura aconteceu com o duelo com o Valencia.  Um confronto carregado de simbologia, uma vez que foi em Valência, ainda que no estádio Ciudad de Valencia, que é utilizado por Levante, que mandou seus jogos enquanto seu campo estava em obras. Depois de sair em desvantagem, reagiu e venceu por 2 a 1. Mesmo marcador da vitória, por 2 a 1, em cima do Real Madrid logo na sequência.

Os merengues foram, no entanto, pela primeira frustração na casa reformada. Ela não aconteceu, entretanto, no Campeonato Espanhol. Mas sim na Copa do Rei da Espanha. Nas quartas de final do torneio, o Villarreal abriu vantagem de dois tentos no primeiro tempo no confronto com o clube da capital. Na segunda fase, contudo, o Real Madrid ligou o ‘modo devastador’ e virou para 3 a 2 tirando o Submarino do torneio.

Villarreal colou no Atlético de Madrid

A primeira partida após a decepção foi o encontro com o Girona no domingo, 22 de janeiro, em que a força do público acabou sendo determinante para sua vitória. Talvez até mesmo para pressionar a arbitragem, que marcou dois pênaltis a seu favor nos acréscimos do segundo tempo. O Villarreal foi muito superior ao longo do jogo. Teve a pelota sob seu controle por 69% do tempo. Período em que conseguiu criar 19 oportunidades para disparo.

Nove delas foram na direção certa. Entretanto, colocar a bola no fundo da rede foi outra história. O goleiro Gazzaniga se transformou no nome do jogo. Aos 48 minutos do segundo tempo, a situação parecia solucionada quando Gerard Moreno partiu para a cobrança da penalidade máxima marcada ao seu favor. No entanto, ele desperdiçou. A vitória, por 1 a 0, foi arrancada aos 56 minutos em um novo pênalti. Dessa vez houve a troca do executor. Dani Parejo marcou levando o clube aos 31 pontos (nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas).

Suficiente para ocupar a quinta posição na tabela de classificação. Primeiro posto fora da região que concede o direito de participar da versão 2023/2024 da Champions League. Tem, entretanto, a mesma pontuação do Atlético de Madrid, que na quarta posição fecha o pelotão de elite do Campeonato espanhol por levar vantagem quando os critérios de desempate são levados em consideração.

Rayo Vallecano entra em trajetória de queda

Se o Submarino Amarelo assumiu uma linha ascendente, o Rayo Vallecano está em viés de baixa. Nas últimas quatro vezes em que entrou em campo deixou o gramado derrotado. Um dos fracassos causou um dano irreversível. Aconteceu em jogo eliminatório pela Copa do Rei da Espanha. Semifinalista do torneio em sua edição anterior, na versão 2022/2023 nem chegou perto de repetir a dose.

Caiu ainda no estágio de 16 avos de final. A saída aconteceu diante de um time da Segunda Divisão. Foi superado pelo Sporting Gijón. Levou 2 a 0 em confronto realizado em solo adversário. Isso fez com que passasse a ter dedicação exclusiva à disputa do Campeonato Espanhol. Afinal, como não obteve na versão 2021/2022 de LaLiga uma vaga em competição internacional, a competição foi o que restou em sua agenda até o final da temporada 2022/2023.

Pelo menos nas três partidas que disputou desde então, isso não aconteceu. A única vitória obtida foi frente ao Real Valladolid, que subiu da Segunda Divisão e está envolvido nal uta contra a degola. Atuando na condição de visitante, marcou 1 a 0. Apresentou um desempenho bastante superior. Palazon, que desperdiçou um pênalti no primeiro tempo, marcou o gol da vitória aos 20 minutos da fase final.

Equipe de Madrid se distancia do pelotão de elite

Nas partidas que fez contra os times do bloco de frente da tabela de classificação esbarrou em suas limitações técnicas. Teve tanto contra o Bétis quanto frente ao Real Sociedad a oportunidade de atuar no estádio de Vallecas. Entretanto, nem mesmo o mando de campo foi suficiente para que obtivesse um ponto sequer. Contra o time de Sevilha até vez um jogo equilibrado. Foi levemente superior na criação de jogadas para arremate (15 a 14), ficaram em igualdade nos tiros certos (três) e levou 2 a 1.

No sábado, 21 de janeiro, ante o Real Sociedad, levou 2 a 0. Novamente no encontro, em que teve a posse de bola por 54% do tempo, mostrou capacidade para criar maior número de chances para finalizar (14 a 12). Entretanto, foi muito inferior nos tiros no alvo (7 a 2). Dessa forma, ficou parado nos 26 pontos (sete vitórias, cinco empates e seis derrotas) caindo para nona posição na tabela de classificação).

A diferença em relação ao Bétis, que na sexta colocação fecha a região que distribui vagas em torneios internacionais para a próxima temporada e tem um jogo a mais para realizar, ficou na casa de dois pontos.

Villarreal vira o segundo melhor mandante de LaLiga

Ainda que tenha feito apenas três dos oito jogos que realizou como mandante de fato em casa, o Villarreal, com as três vitórias que obteve no estádio de La Ceramica, se transformou o segundo colocado no ranking dos donos da casa do Campeonato Espanhol. Dos 24 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou 19 (seis vitórias, um empate e uma derrota). Fez 14 gols e sofreu seis.

Vallecano vai melhor fora de casa

Nono colocado na tabela de classificação do Campeonato Espanhol, o Rayo Vallecano apresenta desempenho superior fora de seus domínios. É o quinto colocado no ranking dos visitantes de LaLiga. Dos 27 pontos que disputou na condição de coluna dois, conquistou 12 (três vitórias, três empates e três derrotas). Fez 11 gols e sofreu o mesmo número de tentos.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

É de 50% a média de jogos de LaLiga que terminam com os dois times marcando ao menos um tento. Esse índice é um pouco maior quando são contabilizados somente os encontros que que Villarreal e Rayo Vallecano estão envolvidos. Sobe para 53%.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

O Campeonato Espanhol tem 46% de suas partidas com ao menos três gols assinalados. A média dos duelos que contam com Rayo Vallecano e Villarreal como protagonistas é ligeira mente superior. Atinge 47%.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

Em número de cartões o cenário muda. Enquanto no torneio são exibidas 5,83 advertências por jogo, nas partidas dos adversários desta segunda-feira a média cai para 5,44. LaLiga tem índice de 9,28 tiros de canto por encontro. Contando somente os duelos em que Rayo Vallecano e Villarreal estão em campo, esse número vai para 10,24.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

O Villarreal tem quatro problemas de lesão para administrar visando o confronto desta segunda-feira. Todas elas no setor de meio-campo. Estão na enfermaria Francis Coquelin (13 jogos na temporada 2022/2023 do Campeonato Espanhol, um jogo), Nicolas Jackson (14 jogos, dois gols), Giovani Lo Celso (oito jogos, um gol) e Alfonso Pedraza (12 jogos, sem gol). No Rayo Vallecano, os problemas físicos afetam os meias Isi Palazon (17 jogos, cinco gols) e Oscar Valentin (16 jogos, sem gol) e o atacante Raul de Tomas (um jogo, sem gol).

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Quique Setién deve montar o Villarreal com quatro defensores, três meias e três atacantes. No Rayo Vallecano, Andoni Iraola tem como formação preferida uma linha com quatro defensores, dois meias de contenção, três meias de ligação e um atacante.

Prognóstico e palpite para a partida: Villarreal – Rayo Vallecano (30.1.2023)

O Submarino Amarelo gosta de ficar com a bola o maior tempo possível, trocar passes e desenvolver lances para arremate. Deve controlar o jogo diante de um Rayo Vallecano desfalcado de dois importantes meio-campistas. No time de Madrid provavelmente recuará suas linhas defensivas na tentativa de encontrar espaços para contra-ataques.

Dica de aposta: Villarreal vence

Atuando em casa e contando com um elenco tecnicamente superior, o Villarreal tem o prognóstico na vitória ante o Rayo Vallecano o palpite indicado para o encontro desta segunda-feira pela décima nona rodada da versão 2022/2023 do Campeonato Espanhol.

Melhor dica: Villarreal vence 1,72 Visitar 22Bet