Xavi aborda o papel de Frenkie de Jong: “Tem que permanecer consistente”.

shutterstock 2210912437

Na coletiva de imprensa antes do jogo do FC Barcelona com o Athletic Bilbao, a ser jogado amanhã no Camp Nou, o técnico do Barcelona, Xavi, abordou, entre outras coisas, o papel de Frenkie de Jong em sua equipe. “Se ele ou Sergio Busquets joga também depende do adversário”, disse ele.

O treinador elogiou novamente as qualidades de seu meio-campista holandês. “Ele é atacantemente mais forte do que Busquets”, acredita Xavi. “Ele pode cobrir uma grande parte do campo e tem um excelente passe final”. Entretanto, ele acha que o holandês deve ser capaz de atingir seu alto nível em cada partida: “Ele tem que permanecer consistente, seja como pivô ou mais acima no meio-campo”. Defensivamente, Busquets tem uma vantagem com o treinador: “Ele é um mestre na organização da alta pressão que queremos colocar sobre os adversários, na medida em que ele é muito importante para esta equipe”.

Portanto, depende do adversário, qual dos dois é preferido como o meio-campista mais retirado, explica Xavi. “Outro dia o homem livre foi o pivô, mas em outros jogos essa posição está realmente coberta”. A vantagem para De Jong é que ele também é uma opção importante para seu treinador nos outros lugares do meio-campo: “Onde quer que ele jogue, ele sempre terá um papel importante”.

Ainda sem Memphis

O Barcelona dá o pontapé inicial contra Bilbao amanhã como o número dois em La Liga. Após o Clásico perdido contra o Real Madrid, os catalães foram fortes demais para Villarreal na quinta-feira, vencendo-os por 3-0. Contra os bascos, Memphis Depay continua desaparecido, enquanto Andreas Christensen e Ronald Araujo ainda estão no vestiário. Xavi espera um jogo difícil contra a equipe de um de seus antecessores, Ernesto Valverde: “Ele é um treinador mais ofensivo, o Athletic vai querer nos colocar sob pressão”.