Atlético de Madrid x Barcelona | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 8-1-2023 (Jogo do Dia)

Atlético de Madrid x Barcelona - Palpite, Prognóstico e Transmissão de LaLiga, o Campeonato Espanhol 2022/2023 - 8/1
Team 1 Logo WWWWW
08.01.2023 Estádio Civitas Metropolitano, em Madrid - Os direitos de transmissão para o Brasil de LaLiga são da ESPN/Star+ 17:00 BR
Team 2 Logo WDWWW
3,10 1X2 Visitar 22Bet
3,40 1X2 Visitar 22Bet
2,30 1X2 Visitar 22Bet
Melhor dica: Atlético de Madrid recebe mais que 3,5 cartões 2,37 Visitar 22Bet

O Barcelona tem o segundo clássico consecutivo em sua agenda do Campeonato Espanhol. Neste domingo, 8 de janeiro, o adversário é o Atlético de Madrid. O confronto, que terá como palco o estádio Civitas Metropolitano, em Madrid, faz parte da programação da décima sexta rodada de LaLiga em sua temporada 2022/2023. O início está marcado para 17h (horário de Brasília).

A divisão da elite da Espanha conta com 20 participantes. Eles disputam ao longo da temporada 38 partidas. São encontros de ida e volta que determinam o campeão e uma vasta distribuição de vagas em competições continentais.  Só para a Champions League, os quatro primeiros asseguram lugares. Vão diretamente para a fase de grupos. O quinto colocado ganha um lugar na Europa League, que também recebe o ganhador da Copa do Rei. Por fim, o sexto segue para a Liga da Conferência Europeia.

Atlético mostra evolução após parada de LaLiga

Depois de grandes momentos de turbulência no início da temporada, o Atlético de Madrid parece ter aproveitado bem o logo período de paralisação do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei provocados pela realização da Copa do Mundo do Catar. Com mais de um mês para treinar, o técnico Diego Simeone, que está há mais de uma década no cargo, parece ter conseguido dar um pouco mais de estabilidade ao time.

Desde o retorno das disputas, colheu três vitórias. Nenhuma atuação espetacular. Isso seria pedir muito do limitado Simeone. Entretanto, o Atlético de Madrid tem conseguido ao menos evitar sustos. Na quarta-feira, 4 de janeiro, em seu primeiro jogo do ano, abriu caminho para as oitavas de final da Copa do Rei da Espanha ao superar, atuando fora de seus domínios, o Real Oviedo. Marcou 2 a 0.

No encontro diante do time da Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, teve o controle da pelota por 57% do tempo, desenvolveu maior número de oportunidades para arremate (12 a 11) e foi especialmente superior no índice de tiros no alvo (6 a 2). Precisou de 24 minutos para furar o sistema defensivo do Oviedo. Obra de Llorente a partir de assistência prestada por Griezmman. Na fase final, Correa fez o papel de garçom permitindo que Barrios fizesse o segundo gol aos 38 minutos.

Time voltou ao G4 do Campeonato Espanhol

Na jornada de retoma da disputa do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madrid teve um pouco mais de trabalho, entretanto, conseguiu se impor ao Elche, lanterna do torneio. No estádio Civitas Metropolitano, em 29 de dezembro, também marcou 2 a 0 com uma atuação superior. Teve a pelo por 62% do tempo, criou mais que o triplo de chances para disparo (18 a 5) e foi melhor nos tiros certos (4 a 1).

Demorou, contudo, para abrir o marcador. Só fez isso aos 11 minutos da fase final por meio de João Félix. Aos 29 minutos, Morata marcou o segundo. Os dois gols nasceram de assistências de Griezmann. Assim, o Atlético de Madrid avançou para 27 pontos (oito vitórias, três empates e quatro derrotas) reassumindo a quarta posição na tabela de classificação de LaLiga. Último posto na região que concede vagas para a disputa da próxima edição de LaLiga. Tem vantagem de dois pontos em relação ao Athletic Bilbao, quinto colocado e primeiro time fora do pelotão de elite.

Barcelona precisa de 120 minutos para sobreviver em estreia na Copa do Rei

Diante de um time da Terceira Divisão do Campeonato Espanhol ameaçado pelo rebaixamento, o Barcelona teve muito mais trabalho que se poderia esperar para avançar na Copa do Rei da Espanha. Contando com o benefício da estreia tardia, o clube da Catalunha só entrou na competição a partir da quarta fase, o estágio de 16 avos de final. Na quarta-feira, 4 de janeiro, preciso de 120 minutos para eliminar o Intercity.

No tempo regulamentar, o jogo ficou  no empate por 3 a 3. O Barcelona por três vezes saiu à frente do marcador, porém, permitiu que os donos da casa reagissem. Algo surpreendente para um clube que apresenta o melhor sistema defensivo de LaLiga. No Campeonato Espanhol, o Barcelona sofreu somente seis gols em 15 partidas, média de de 0,4 por confronto. Diante do Intercity, teve sua rede balançada três vezes em um intervalo de 27 minutos.

Só foi se impor na prorrogação. Marcou 1 a 0 no período extra. Tento de Fati, aos 13 minutos do primeiro tempo, a partir de passe do brasileiro Raphinha. Então, conseguiu manter a vantagem até o final. Apesar da situação dramática, o Barcelona foi muito melhor na partida. Levando em conta os 120 minutos de jogo, teve o controle da pelota por 77% do tempo, criou mais que o triplo de oportunidades para disparo (29 a 9) e liderou o índice de tiros certos (10 a 6).

Dérbi da Catalunha tira equipe da liderança isolada

O retorno do Barcelona à disputa do Campeonato Espanhol foi no Dérbi da Catalunha. No sábado, 31 de dezembro, mesmo contando com a possibilidade de atuar no Camp Nou, onde até então não havia sofrido um gol sequer, ficou no empate, por 1 a 1, com o Espanyol. Resultado que lhe custou a perda da liderança isolada de LaLiga. Ao avançar apenas para 38 pontos (12 vitórias, dois empates e uma derrota) passou a compartilhar com o Real Madrid a primeira posição.

No encontro, chegou a sair em vantagem com o tento de Marcos Alonso, que contou com assistência de Christensen, logo aos sete minutos dando a impressão que alcançaria uma vitória tranquila. Cenário que não se concretizou. O Espanyol chegou à igualdade aos 28 minutos da etapa final através de pênalti executado por Joselu. O duelo teve uma vasta distribuição de cartões. Foram 16, sendo que dois vermelhos (um para cada lado).

Em casa, rendimento do Atlético despenca

Quarto colocado na tabela de classificação do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madrid nem de perto consegue repetir o desempenho quando atua em casa. Como mandante, seu rendimento tem sido muito inferior. Aparece na décima terceira posição do ranking dos donos da casa de LaLiga. Dos 21 pontos que disputou no estádio Civitas Metropolitano, ganhou 11 (três vitórias, dois empates e duas derrotas). Marcou 11 gols e sofreu oito.

Como visitante, Barcelona cai um pouco

O Barcelona também apresenta um desempenho ligeiramente inferior. Porém, a queda é bem menos acentuada em relação ao que acontece com o Atlético de Madrid em casa. Líder do Campeonato Espanhol, o time da Catalunha é o segundo colocado no ranking do torneio que só considera os resultados que as equipes obtêm fora de seus domínios. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou 18 (seis vitórias e uma derrota). Marcou 16 gols e teve a defesa vazada em cinco oportunidades.

Os dois times marcam? Qual a tendência para o jogo?

Dos encontros realizados até a décima quinta rodada de LaLiga, 51% terminaram com as duas equipes marcando ao menos um gol. Quando são considerados somente os encontros em que Atlético de Madrid e Barcelona estão envolvidos, esse número sobe para 57%. Nas partidas do Atlético de Madrid em casa, dispara para 71%. Nos duelos do Barcelona como visitante, cai para 43%.

Gols: mais ou menos que 2,5? Qual a tendência para a partida?

O Campeonato Espanhol tem 49% de seus jogos concluídos com ao menos três gols assinalados. Nas partidas em que Barcelona e Atlético de Madrid estão entre os protagonistas, esse índice é de 57%.

Cartões e escanteios: Qual a tendência para a batalha?

Os times também mostram índices mais elevados que a média do torneio nos quesitos cartões e escanteios. A média de advertências por jogo da LaLiga é de 6,01. Passa para 6,71 quando contabilizados somente os jogos em que Barcelona e Atlético de Madrid estão envolvidos. Nos tiros de canto, a relação é de 9,35 para 11,85.

Suspensões e contusões: Quem vai fazer falta no gramado?

O defensor Mario Hermoso (quatro jogos na temporada 2022/2023 do Campeonato Espanhol, um gol), expulso no jogo contra o Elche, é baixa no Atlético de Madrid para o clássico deste domingo. Tem que cumprir suspensão automática. Também devem ficar de fora, contudo, por questões físicas o defensor Stefan Savic (11 jogos, sem gol) e o meia Rodrigo de Paul (12 jogos, um gol). No Barcelona, suspensões afastam o lateral Jordi Alba (11 jogos, sem gol) e o atacante Robert Lewandowski (15 jogos, 13 gols).

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

Diego Simeone provavelmente deve montar o Atlético de Madrid para o clássico com linha de três zagueiros, quatro meias de contenção, dois meias de ligação e um atacante. No Barcelona, Xavi deve utilizar quatro defensores, três meias e três atacantes.

Prognóstico e palpite para a partida: Atlético de Madrid – Barcelona (8.1.2023)

O Barcelona recorreu ao tapetão para colocar Robert Lewandowski em campo no confronto com o Espanyol. Apenas adiou o início da suspensão de três jogos do polonês. Sem seu maior artilheiro, o trabalho defensivo do Atlético de Madrid fica facilitado e deve fazer com que o time da Catalunha explore mais seus jogadores de lado de campo.

Dica de aposta: Atlético de Madrid recebe mais de 3,5 cartões

Com linha de três zagueiros e precisando combater jogadores velozes e habilidosos, é provável que o Atlético de Madrid recorra às faltas para conter o ataque do Barcelona. Assim, o palpite indicando que o time da capital receba quatro ou mais advertências com cartão na partida é o indicado para o clássico deste domingo pela décima sexta rodada do Campeonato Espanhol em sua temporada 2022/2023.

Melhor dica: Atlético de Madrid recebe mais que 3,5 cartões 2,37 Visitar 22Bet