Libertadores 2022: Como Vitor Roque se tornou vital ao Athletico-PR

shutterstock 585501200

O jogo do Flamengo contra o Athletico Paranaense, neste sábado (29), em Guayaquil, será especial. Sobretudo, por conta de uma jovem promessa de 17 anos, chamada Vitor Roque, chegar à sua primeira final de Copa Libertadores.

Principal jogador do Athletico Paranaense, Roque chegou ao clube curitibano no início de 2022, após saída conturbada do Cruzeiro.

Em menos de 11 meses, Roque se tornou a principal arma do time treinado por Luís Felipe Scolari. Felipão, como é comumente chamado, lapidou o menino que nesta Copa Libertadores já marcou dois gols e duas assistência em seis duelos disputados.

Aliás, a CIES Football Observatory o apontou como um dos jogadores mais promissores do mundo, o colocando na 11ª colocação no estudo.

Como Vitor Roque se tornou fundamental ao Athletico?

Em crise financeira, o Cruzeiro almejava vender Vitor Roque a um time europeu. Todavia, quando o Athletico-PR soube que a sua multa ficava no valor de R$ 24 milhões, não se absteve em pagá-la.

Com a saída polêmica do clube mineiro, a promessa não demorou para receber chances de despontar no time paranaense. O fator que mais chama a atenção das equipes, é o fato de o jovem já ter participado de momentos importantes do clube.

Na Série A, o jogador já balançou a rede seis vezes. Com tanto destaque o atleta já chama a atenção de equipes europeias. Afinal, nas oitavas de final da Libertadores, contra o Libertad, o futebolista se tornou o mais novo a marcar com a camisa do Furacão na competição.

As vítimas no Brasileirão são Palmeiras, Atlético-MG e Cuiabá. Além de ter marcado o gol mais importante da carreira do jogador até agora, no duelo contra o Estudiantes. Ali, Roque marcou o tento que garantiu a classificação para a semifinal da Libertadores aos 51 minutos do segundo tempo, dentro da Argentina.

Vitor Roque x Pedro

Enquanto Pedro vive o seu melhor momento da carreira, na qual pode render uma ida para a Copa do Mundo, Roque ainda está iniciando sua trajetória.Aliás os números de Pedro são impressionantes: 12 gols em 12 jogos na Libertadores, tal feito o coloca na briga pelo título de craque da competição.

Por outro lado, Vitor Roque tem apenas 17 anos, estreou no torneio nesta temporada e já fez o suficiente para eliminar uma das maiores equipes da Argentina, no país hermano. O Estudiantes pode não ser o mesmo do passado, mas a frieza do garoto para acabar com a festa de um dos clubes do país vizinho é um feito e tanto.

Por fim, se Pedro representa o futuro do futebol brasileiro, Vitor Roque significa o futuro. Mas existe muita trilha para ser percorrida. Assim, o jogo contra o Flamengo será o mais importante de Vitor Roque até agora e pode dar a ele um novo status de promessa ou quase ídolo (precoce) de torcedor brasileiro.